segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolsa PDSE - Valores

    A bolsa PDSE da Capes consiste em bolsa mensal + seguro saúde + auxílio instalação + auxílio deslocamento. Os valores variam de acordo com o país de destino. A mensalidade + instalação + seguro saúde é de:

EUA*  - 1300 dólares + 110 + 90
Europa** - 1300 euros + 110 + 70
Grã-Bretanha - 910 libras + 80 + não tem
Canadá - 1470 dólares canadenses + 130 + 100
Austrália - 1650 dólares australianos + 140 + 110
Japão - 148890 ienes + 12410 + 9480
*e países que a Capes não efetua pagamento na moeda local 
**para bolsistas com destino à Alemanha; Áustria; Bélgica; Dinamarca; Espanha; Finlândia; França; Grécia; Holanda; Irlanda; Itália; Luxemburgo; Noruega; Portugal; Suécia; Suíça, Estônia, Letônia; Lituânia, Polônia; Hungria; República Tcheca; Eslováquia; Eslovênia; Chipre; Malta; Andorra; Mônaco e Vaticano e territórios de países da Comunidade Européia que utilizam o Euro, tais como: Açores; Ilha da Madeira; Guiana Francesa e outros.

Os valores de auxílio instalação e seguro saúde são mensais, porém são depositados em sua totalidade antes da partida do bolsista do Brasil, até 10 dias úteis após a implementação da bolsa, juntamente com o auxílio deslocamento.

O valores do auxílio do deslocamento são de: (ida e volta)
No caso de bolsas com duração maior que 6 meses os valores apresentados são pagos para cada trecho.

Bolsa PDSE - Candidatura

    Contato feito e projeto pronto é hora de iniciar a candidatura à bolsa. De acordo com as novas normas, inicialmente é feita uma seleção interna dentro da sua instituição. Atualmente, a Capes não estabelece nenhum calendário, portanto os pedidos de bolsa devem ser feitos ao longo de todo o ano, mas verifique na sua IES se eles possuem restrições quanto às datas. Informe-se também sobre o processo de seleção interna, que varia de lugar IES para IES. Para a seleção interna é necessário apresentar os seguintes documentos:

I. Plano de pesquisa no exterior, com indicação da existência de infraestrutura na instituição de destino, que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades formalmente aprovados pelo orientador brasileiro e pelo coorientador estrangeiro;
II. Currículum Lattes atualizado;
III. Carta do orientador brasileiro, devidamente assinada e em papel timbrado da instituição de origem, justificando a necessidade do estágio e demonstrando interação ou relacionamento técnico-científico com o coorientador no exterior para o desenvolvimento das atividades propostas. Também deverá manifestar na carta a declaração de que o aluno possui a proficiência necessária na língua estrangeira para se comunicar e desenvolver os trabalhos previstos;
IV. Termo de Aprovação e de Responsabilidade pela Candidatura ao PDSE, preenchido e assinado pelo orientador brasileiro, em formulário específico, disponível em http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado-sanduiche-no-exteriorpdse;
V. Carta do coorientador estrangeiro, devidamente assinada e em papel timbrado da instituição de origem, aprovando o plano de pesquisa, informando o período do estágio e atestando que o aluno possui a proficiência necessária na língua estrangeira para se comunicar e desenvolver os trabalhos previstos;
VI. Currículo resumido do coorientador estrangeiro, o qual deve possuir a titulação mínima de doutor;
VII. Declaração da Coordenação do programa, devidamente assinada, informando o prazo regulamentar do aluno para defesa da tese e que os créditos já obtidos no doutorado são compatíveis com a perspectiva de conclusão em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior;

    O número de vias que deve ser entregue para a seleção depende da sua IES. No meu caso entreguei 5 cópias e 1 original. Deve haver uma comissão responsável por analisar seu pedido. Ela deverá conter no mínimo três membros: o Coordenador do Programa, um representante discente dos pós-graduandos (doutorando) e um consultor externo à IES. Aqui foram feitas 4 indicações de consultor externo e a coordenação do programa de pós-graduação escolheu 1 titular e 1 suplente. Este consultor deve comparecer na sua IES na reunião que você, de acordo com todos eles, irá marcar. A minha foi marcada com uma semana de antecedência e foi julgado não só o meu pedido mas também o de outro aluno (meu marido) que trabalha na mesma área da minha. Assim, esse consultor recebeu as duas documentações e a reunião ocorreu simultaneamente. Mas como disse, o processo varia de IES para IES. No nosso caso, os dois pareceres foram favoráveis. Após essa reunião, a pós-graduação irá te entregar o termo de seleção, que deverá ser enviado depois à Capes.
    O próximo passo é a inscrição online no site da Capes. Não se esqueça de imprimir a comprovação da inscrição no final do processo. Depois disso, a pró-reitoria faz a homologação no site e em 30 dias a Capes te envia sua carta de concessão. Eu recebi primeiro por e-mail, por causa da greve dos correios. Foi bem rapidinho, acho que deu uns 10 dias depois da homologação. Depois recebi pelo correio, juntamente com algumas instruções, que são as cenas dos próximos capítulos!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bolsa PDSE - Como tudo começa

     A bolsa PDSE (sigla para Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior) é oferecida pela Capes às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado com nota igual ou superior a 3 obtida na última Avaliação Trienal. Até alguns meses atrás, ela chamava-se PDEE. Foram feitas algumas modificações nas normas (o que acho que facilitou e agilizou o processo) e ela mudou de nome! Depois um processo relativamente rápido (que pretendo detalhar em outros posts) a bolsa é concedida e, finalmente, implementada. O edital com todas as explicações encontra-se no site da Capes.
    Mas tudo começa com o contato no exterior. Essa é a primeira etapa de todo o processo. Se você quer se candidatar a uma bolsa, a primeira coisa que deve fazer é arrumar um orientador no exterior. Pode ser que seu grupo já tenha contatos e tenha tradição de mandar alunos para fora. Mas também pode ser que não. Se for esse o caso, converse com seu orientador, definam que tipo de pesquisa pode ser realizada lá fora e comece a procura. Saiba o que procurar e as limitações de países impostas pela língua. Atualmente a Capes não exige mais exame de proficiência, apenas uma declaração dos orientadores brasileiro e estrangeiro confirmando que você possui o conhecimento necessário da língua para desenvolver as pesquisas.
    Com um ano de antecedência, comecei a procurar um grupo na França que fizesse os testes nos quais eu estava interessada. Procurava nos artigos mesmo. Lia o título, resumo e de onde era o grupo. Até que encontrei um grupo em Clermont-Ferrand, na Université Blaise Pascal. Para a minha surpresa, o professor respondeu rapidamente, dizendo que estava interessado em manter uma colaboração conosco. Lembre-se sempre, um risco que se corre é de o professor não responder, ou não estar interessado. Ah! Mais uma coisa! Ressalte sempre que o aluno será mantido por uma bolsa de estudos do governo brasileiro.
    Contato estabelecido, é hora de começar a pensar no projeto. Ele será definido por você e seu orientador e depois corrigido pelo orientador estrangeiro. No meu caso, mesmo a língua sendo francês, fiz o projeto em inglês, pois era bem mais fácil. Esse projeto em outra língua não será enviado para a Capes, você deverá ter o projeto também em português para a candidatura, que será tratada nos posts seguintes.

domingo, 23 de outubro de 2011

Mas por quê?

    Esse é um post de apresentação e explicações. Para quem não me conhece, sou a Carolina, faço doutorado em química e estarei na França em 2012, mais precisamente em Clermont-Ferrand, fazendo meu doutorado sanduíche. Eis que entra aí o título do blog "Misto quente em Clermont". É uma brincadeira com o fato do objetivo da viagem ser o "sanduíche" e o fato de que um dos sanduíches mais famosos da França é o "croque monsieur", quase igual ao nosso misto quente.
    A ideia de fazer esse blog veio da intensa procura que tenho feito por tudo que seja relacionado a passaporte, visto, moradia, viagem, França, Europa... Quem sabe contando um pouco das minhas experiências, eu consiga ajudar aqueles que estão na mesma situação. É um período de curiosidade total!!! Além disso, percebi que o blog é uma boa maneira de manter atualizados os parentes e amigos aqui no Brasil, que também ficam morrendo de curiosidade... querendo notícias a todo momento!
    Enfim, começo hoje esse blog cheia de ideias na cabeça. Espero que consiga ser uma boa blogueira e estar sempre por aqui para colocar todas essas ideias na tela (foi o tempo em que as ideias eram colocadas no papel...). Abraços a todos!!!!