terça-feira, 6 de março de 2012

Passeio em Clermont (1)

No nosso primeiro sábado na França pegamos o tramway e fomos rumo ao centro de Clermont. Descemos na Place de Jaude e, finalmente, estávamos realmente na França. Naquela França da imaginação, com praças rodeadas de cafés. Ainda meio perdidos, com a sensação de quem não sabe pra onde vai, até porque, qualquer lugar serve mesmo, sem mapa nem nada, ficamos tirando umas fotos e rodando por ali.






Eis que encontramos um mapa e descobrimos o caminho da enorme Cathédrale Notre-Dame-de l’Assomption, feita de lava negra. Fomos andando e, de repente, caímos em monte de ruelas antigas, apertadinhas, lotadas de lojas das mais variadas coisas. Uma coisa que me impressionou aqui foi a quantidade de comércio que tem na cidade. Tem lojas pra todo lado, a maioria lojas pequenas, especializadas em alguma coisa. E fomos caminhando por essas ruelas, sem saber mais onde estávamos (na verdade nunca soubemos ne!), até que, sem querer, chegamos na catedral. Ela é realmente enorme e preta. A sua lateral dá pra a Place de La Vitoire, onde há um centro de informações para turistas. Lá pegamos uns mapinhas da cidade. Mapinhas esses que não usamos nesse dia.









Fomos procurar um lugar pra almoçar e que dificuldade que foi!!!! Tem comida pra todo lado (mas realmente os franceses são elegantes, ainda não sei como) e quando a oferta é demais, a escolha é complicada! Além disso, tava tudo cheio! A francesada toda nos cafés almoçando. Sentamos em um na Place de La Vitoire e ficamos uns 15 minutos até o garçom que batia cabeça ir até nossa mesa.  Fizemos o pedido sem saber o que viria... rsrsrsrsrs E a surpresa não foi lá muuuito boa. Bavette (é carne de boi) é gostosa, e andouillette (lingüiça recheada) é fedida e na hora não sabíamos do que se tratava.





Depois do almoço entramos na catedral. A entrada é de graça, mas pra subir na torre (250 degraus) paga-se 1,50 euro. Quando entramos lá dentro, fazia um frio, mas um frio, muitos graus abaixo da temperatura lá de fora. A catedral começou a ser construída no século XIII. Imagina quanta coisa já aconteceu lá dentro!















Subimos na torre e de lá de cima dá pra ver certinho o limite do centro histórico de Clermont.







Na volta para a Place de Jaude passamos pela prefeitura, de onde estava saindo uma noiva, que creio eu, era árabe. Aqui tem mulheres com a cabeça enrolada para todo lado. Ah! Tem também muitas crianças, muitas mesmo. Ou as pessoas estão com crianças ou com cachorros. Sim, eles estão por toda parte e dentro de todos os lugares, inclusive nas Galeries Lafayette.




Do lado da prefeitura fica a Fontaine d’Amboise (1515). Depois de passar por ela, terminamos o dia comendo macarons. Eles são uma delícia!!!! Uma caixinha com 3 custou 3,30 euros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário