segunda-feira, 5 de março de 2012

Primeiras impressões

Esse tempo que estive aqui no alojamento sem internet no meu computador, fui escrevendo os posts para não esquecer das coisas. Vou postando a medida que for possível. Esse não foi o primeiro que escrevi, mas é o primeiro que vou postar. É um post mais pessoal, mais de impressões do que de fatos. Nesse exato momento faz 75 horas que cheguei em Clermont. Na verdade, esse é o primeiro ponto; não estou em Clermont-Ferrand propriamente dita, mas em Aubière, cidade vizinha de 20 mil habitantes, onde fica a universidade. Ela faz parte da grande Clermont (se é que posso chamar assim), que tem 400 mil habitantes (somando todas essa cidadezinhas). É mais um bairro que uma cidade, pois não dá pra saber onde acaba uma e onde começa a outra. É servida pelos mesmos transportes, inclusive pelo tramway, mas dele eu falo em outro post.



Meu alojamento fica a uns 300 metros da química. O campus não é delimitado, não tem cercas. Tem uma parada de tram bem aqui pertinho, uns 300 metros também. A paisagem perto do Campus é bem selvagem rsrsrsrs. Ainda mais agora no inverno, que está tudo seco. Aliás, o clima aqui anda o mais seco que já vi. Muito mais que Araraquara. O nariz arde que é uma beleza!




Tem um supermercado enoooorme a um pouco mais de 1 quilômetro, o E. Leclerc. Para o outro lado, também mais ou menos a essa distância, está o centro de Aubière, onde acontece a feira no domingo. É uma parte beem antiga, cheia de ruinhas estreitas e muito simpáticas.






O centro de Clermont fica a uns 3-4 km, e de tram chega-se em mais ou menos uns 15 minutos. Fiquei impressionada com a quantidade de comércio que tem lá e com a quantidade de gente nas ruas no sábado à tarde. Muito movimento nas ruas, nas lojas e nos cafés. Minha amiga que foi para República Tcheca me disse que o povo lá não é muito consumista, mas aqui já pude perceber que são. E a variedade de produtos, desde comidas a roupas e comésticos. Nem dá pra comprar nada de tanta coisa que tem!!!!  Todo esse movimento no sábado, mas no domingo... a cidade para... tudo fechado! Até o shopping!!! Supermercados também fecham cedo!





Tive uma impressão muito boa dos franceses até agora. Começando pelo nosso professor, que foi nos buscar no aeroporto, nos trouxe no alojamento, veio até no quarto com a gente, depois nos levou no lab nos apresentou para todos e ainda nos chamou para irmos com eles tomar cerveja no bar da universidade (eles vão toda quinta). No dia seguinte levou a gente no correio e ainda deu uma de guia, explicando algumas coisas sobre as pedras que construíram algumas casas e sobre as adegas de vinhos de antigamente (coisas essas que entendemos apenas uns 20%. Rsrsrsrsrs) Aliás, o francês vai indo bem, mas cansa viu! Quando chegamos ninguém sabia que a gente falava francês, pensaram que teriam que falar com a gente em inglês. Para eles foi uma surpresa boa. E disseram que a gente fala bem. Mas.... a gente só entende se eles falarem diretamente com a gente, sem correr demais ou usar muitas gírias! Quando falam entre eles na maioria do tempo é um Deus nos acuda! Não dá pra entender quase nada! Rsrsrsrs Por enquanto, toda manhã quando a gente ouve uma voz no corredor dá uma preguiiiça de começar tudo de novo. Mas, enfim, só estamos aqui há 3 dias! O resto do pessoal do lab também nos recebeu bem. Chamaram a gente para almoçar na sexta e já nos chamaram para sair na próxima quarta.




Engraçado, tinha a impressão de que os franceses seriam muito sérios e formais, mas não tem nada disso... Eles são gente como nós. Riem, sorriem, os adolescentes e crianças fazem barulho, os outros são mais silenciosos... E realmente, como eu já tinha lido em algum lugar bufam bastante. Qualquer coisinha dão uma bufada e dizem merde e dizem putain... Mas em todo lugar são extremamente educados, dizem bonjour o tempo todo, e obrigada e por favor e sorriem. Ah claro, não é um simples bonjour, mas um “bonjour, Madame”...Assim dá até pra achar que sou chique!!!!!

Um comentário:

  1. heheehhe putain!!! Legal saber dessas impressões, pois muita gente fala que os franceses são mal educados...

    ResponderExcluir