segunda-feira, 23 de abril de 2012

Roteiro de 2 dias em Barcelona - dia 1


Passamos dois dias em Barcelona. Uma cidade alegre, colorida, nova e velha, às vezes com ar praiano e cheia de coqueiros, às vezes o mar parece tão distante dali... Dois dias em uma cidade grande é pouco, mas sempre é melhor que nada! E, apesar da previsão de chuva totalmente desanimadora, São Pedro foi nosso camarada e o tempo ficou uma beleza!

Nesse primeiro dia começamos pela Plaça de Catalunya, figurinha carimbada como ponto de partida em muitos roteiros. Ela dá acesso a duas importantes ruas de Barcelona, Las Ramblas e Passeig de Gràcia, mas cada uma fica pra um lado.









Começamos descendo pelas Ramblas. Cheia de árvores, barraquinhas de lembrancinhas, mesinhas para apreciar uma sangria, artistas e pessoas. Muitas pessoas. Lemos em muitos lugares que é perigosa. Creio eu que por causa da quantidade de turistas, os batedores de carteira fazem a festa e ninguém se dá conta. Mas eu achei bem tranquila.





Mais ou menos no início, do lado direito, fica o famoso mercado de Sant Josep, chamado de “La Boqueria”. É um mercado de alimentos repleto de presuntos, ou jamons em espanhol,  e mais um monte de delícias de dar água na boca e também de encher os olhos!








Ainda do lado direito, numa estreita rua que sai das Ramblas está o Palau Guell, mansão que trouxe fama ao arquiteto catalão Antonio Gaudí. Descendo as Ramblas, do lado esquerdo, entra-se para o Barri Gòtic (bairro gótico), o verdadeiro centro de Barcelona. Como o tempo estava bom, mas a previsão era de chuva, resolvemos continuar descendo e só entrar no bairro gótico depois. As Ramblas terminam no monumento a Cristóvão Colombo, onde ele aponta a direção das Américas.




Aí começa o porto de Barcelona.Mas não se iludam, daí não dá pra ver a praia. É nessa região, do outro lado da ponte, que fica o Aquário de Barcelona. Estava doida pra ir, mas acabou não dando tempo. As fotos que vi na internet são lindas, mas o investimento é meio alto (18 euros para adulto).






Caminhando pelo Passeig de Cólom até a Via Laeitania, entra-se no bairro gótico. Primeiro andamos por umas ruas meio desertas, porque acho que não escolhemos o melhor caminho, mas ele tem ruas movimentadas, apertadas, ou não, e com bastante comércio. Passamos pela Basílica de Santa Maria Del Mar e em frente ao Museu Picasso, uma das atrações mais concorridas de Barcelona. Como o tempo era curto, passamos só em frente mesmo e, um conselho, se não for pra entrar nem precisa passar em frente, pois não tem a menor graça.





Fomos rumo à Catedral de Barcelona e... cara na porta. Se você quiser entrar, fique atento aos estranhos horários. Voltamos depois e valeu muito a pena. Ela é linda por dentro. Muito bacana mesmo!










Enquanto a catedral não abria fomos ao Palácio da Música Catalã, mais uma linda obra de Gaudí.






De lá para o arco do triunfo e passamos também em frente ao Parc de La Ciutadela. Esse museu da foto fica dentro do parque, mas eu não sei do que se trata. Nesse parque tem uma fonte muito bonita, mas como não sabíamos se era perto da entrada, acabamos não vendo, pois achamos melhor voltar para a catedral para entrar. E na saída da catedral música e dança para enfeitar o fim de tarde de Barcelona.







Fomos descendo a rua lateral da catedral e demos de cara com uma entrada lateral da igreja. Um espaço aberto, em plena igreja. Super legal! Dá pra entrar por dentro também, mas a gente nem tinha visto.






Por essa mesma rua lateral chega-se à Plaça de Sant Jaume, onde de um lado está o Palau de La Generalitat (palácio do governador da Catalunha) e do outro a Casa de La Ciutat (prefeitura de Barcelona).




Seguimos caminhando até a Plaça Reial, com opções de comes e bebes. Ouvi dizer por aí que é a praça mais animada de Barcelona e que é boa pra encerrar o dia!





Mas como meu dia ainda não estava no fim, fomos para o Passeig de Gràcia, onde estão as famosas Casa Batló e La Pedrera, de Gaudí. Além delas, tem outras construções de arquitetura bacana.







E, finalmente, para encerrar o dia, sangria, tapas, camarão e esse pão com tomate tipicamente espanhol.

Um comentário:

  1. Oi Carol,
    Gostei muito do seu roteiro. Fiquei apenas com uma dúvida, você foi a pé ou pegou metro de um lugar para o outro?
    Obrigada,
    Fernanda

    ResponderExcluir