segunda-feira, 2 de abril de 2012

Roteiro de 2 dias em Lyon - dia 1


Estou no trem voltando de Lyon e aproveitando pra escrever de uma vez sobre a viagem. Lyon é uma cidade grande, a terceira maior da França. Foi a primeira cidade grande que conhecemos na Europa e deu pra ver uma diferença grande. Muita gente, muito movimento, muitos turistas e muitas línguas. Pessoas mais diferentes umas das outras. Apesar do tamanho, as principais atrações ficam próximas umas das outras e, para quem não tem preguiça, dá pra fazer quase tudo a pé. Passamos um final de semana e pegamos um sábado lindo de sol e um domingo horrível cinza e de chuva, o que atrapalhou nosso esquema e nos deixou com aquela sensação de quero mais.

Lyon foi uma surpresa muito agradável. Cidade ampla e bonita. Nova e velha. E com uma paisagem linda nas margens de seus rios (ela é cortada pelo Rhônes e pelo Saone). Rios estes incrivelmente azuis e limpos. Sou suspeita pra falar, pois adoro uma água compondo a paisagem!

Chegamos na estação Lyon Pérrache e, depois de patetar um pouco, saímos dela na Place Carnot. Essa Europa me deixa meio besta. Todo lugar é bonito. Todo lugar tem uma estátua, umas árvores sem folhas, belas fachadas... Fomos francesar um pouco e comer um sanduíche na Place Bellecour, onde tinha um monte de gente fazendo a mesma coisa. De lá já dá pra ver a basílica de Fourvière lá no alto.











Pertinho da praça está o rio Saône. Na verdade, a praça está entre os dois rios e o Saône está a esquerda pra quem chega pela Victor Hugo (região de Presqu’île). Tinha uma feira, que já estava no fim, bem na margem do rio. Pra quem vê feira às margens do Paraibuna... sem comentários! Rsrsrsrs 





Atravessando o rio Saône chega-se na Vieux Lyon, ou Velha Lyon, parte mais antiga e turística da cidade. A primeira parada foi a Cathédrale St- Jean. Mais uma catedral em estilo gótico pra nossa lista (tô sabendo tudo de estilo gótico e românico!). Muitos vitrais, muitos detalhes e uma bíblia gigante com o evangelho de São João.










Saindo de lá fomos pegar o furnicular para subir até o alto da colina Fouvière, onde fica a basílica. Pode-se comprar o bilhete só de ida (1,60 euros), que é o mesmo do metrô, o de ida e volta (2,80 euros) que só vale pro furnicular ou um passe de 24 horas para todos os transportes (4,90 euros). Demos a bobeira de subir até lá de furnicular, depois descer a pé, depois comprar o ida e volta para o teatro romano e descer a pé de novo porque ia demorar 10 minutos pra passar. Só quando chegamos ao teatro é que vimos que ele é colado na basílica e que a gente podia ter feito o caminho todo a pé ou ter ido de furnicular só até o teatro e a pé para basílica... Enfim, coisas que só se aprende na prática.



A basílica é linda por dentro, a primeira que fomos cheia de pinturas e detalhes, mas... estava totalmente em obras. Cheia de andaimes para todos os lados! Uma pena, porque pelo que deu pra ver por baixo ela é realmente muito bonita.









Do alto da colina se tem uma bela vista de toda a cidade de Lyon. Para descer, o Chemin du Rosaire continua oferecendo uma bonita vista de Lyon.






O Théatres Romains conta com dois anfiteatros que ainda são palcos de apresentações de ópera e rock. São vestígios da cidade romana de Lugdunum, fundada por Júlio César em 44 a.C.






Na volta, passada pela movimentada Rue Saint-Jean com direito a crepe francês. Aliás, descobri que a maioria dos crepes vendidos aqui são doces.





Atravessando de volta o rio Saône chegamos na Place des Terreaux, onde está o Museu de Belas Artes e o Hôtel de Ville (prefeitura). No centro da praça, a estátua é obra de Bartholdi, escultor da estátua da liberdade. Logo atrás da prefeitura fica a ópera de Lyon.






Seguimos para a região de La Croix-Rousse, região que foi o centro da indústria de tecelagem no século XV, mas só encontramos essa florzinhas brancas e essas crianças brincando fantasiadas. Como não tinha mais viva alma, resolvemos voltar pro movimento.





Seguindo em direção a Place de La République passamos pela Place de La Bourse e pela movimentada Rue de La République, repleta de lojas e pessoas!




Pra encerrar o dia, jantar num bouchon e fotinhas noturnas. Aliás, Lyon estava bombando com a comemoração do dia de St-Patrick, festa típica dos irlandeses.








2 comentários:

  1. Estamos a preparar uma viagem a Lyon, pelo que li o seu artigo sobre a cidade, que me ajudou bastante a efectuar um plano de viagem.
    Muito Obrigado
    Luis Santos
    http://documentaromundo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Luis, que bom que te ajudou! Volte sempre! Abraços

    ResponderExcluir