terça-feira, 22 de maio de 2012

Castelos do Vale do Loire: Azay-le-Rideau

O Castelo de Azay-le-Rideau não tem as proporções de Chambord, nem tanta história quanto os castelos de Blois e Amboise, mas nem por isso é menos encantador. Ele fica na cidadezinha de Azay-le-Rideau, um pouquinho escondido atrás de portões (como o de Cheverny). Segundo um guia de viagem que li, a cidade fica animada à noite por causa do espetáculo de som e luz do castelo.



Atravessando os portões, uma paisagem incrível. Sei que estou ficando meio repetitiva com esse papo de paisagem perfeita, mas é que é tudo se combina tão bem... que fica perfeito. Um castelo, com torres de contos de fada, uma ponte, um rio, um bosque enorme... fica tudo meio mágico!











Construído inicialmente como uma fortaleza medieval (em 1119) para proteger o caminho entre as cidades de Tours e Chinon, passou para as mãos de Gilles Berthelot, ministro das finanças de Francisco I, no início do século XV. Foi ele quem ordenou a demolição da antiga fortaleza para construir um novo castelo, nos moldes do estilo renascentista italiano. No entanto, ele não teve tempo de ver sua obra pronta. França e Espanha estavam em conflito e Francisco I foi raptado pelos espanhóis. A família Berthelot contribuiu com o dinheiro exigido pelos espanhóis, mas quando Francisco I voltou, acabou acusando-os de traição e o dono do castelo teve que fugir. Depois de sua fuga, o rei confiscou a propriedade, e a deu a um comandante de sua guarda pessoal, Antoine Raffin. Seus descendentes viveram no castelo até o século XVIII, quando ele foi comprado por um marquês. Em 1905 o Estado comprou o castelo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário