domingo, 24 de junho de 2012

Bruxelas - entre chocolates e cervejas

Eu disse em outro post que Bruxelas é uma cidade pra ser saboreada. Saboreada mesmo, de verdade, porque o que não faltam na cidade são coisas gostosas. As lojas de chocolate e as barraquinhas de gauffre (que se parece com um waffle) estão por toda parte e o cheiro é extremamente atraente. Não só o cheiro, mas também as vitrines. E é tanta tentação que é difícil, senão impossível, resistir.






Antes de ir dei uma pesquisada nos chocolates belgas mais famosos, pra ver qual eu iria provar. Esse post do blog Turomaquia tem umas dicas bem legais. Resolvi que iria comprar os da Godiva. Comprei na loja, por peso, um saquinho com 100 gramas escolhidos na hora (5,90 euros cada 100 g). Uma coisa que achei ruim é que não tinha explicado os sabores, então eu tinha que ficar perguntando pra vendedora o tempo todo de qual sabor eram... Chocolates comprados, é hora de experimentar. E... fiquei decepcionada. De verdade. Sei lá, achei os chocolates sem gosto. Meu marido achou com gosto de vela. Enfim, gosto é gosto e eu não gostei. Claro que não são ruins, porque pra chocolate ser ruim é difícil, mas achei que não merecem a fama.





Comprei também uma caixinha da marca Guylian no supermercado (um pouco mais de 5 euros com 250 gramas). Achei bem mais gostoso que o Godiva, mas ainda assim, nada de espetacular. (Na foto eles estão derretidos porque estava o maior calor e só tirei a foto quando cheguei de viagem).



Continuando nos doces, uma colega aqui da faculdade disse que eu tinha que comer os gauffres, ou melhor, as gauffres. Mas que tinha que ser liegeoise e não bruxelloise. Eu comi da barraquinha da marca Leonidas, que fica do lado da loja deles. Achei bem gostoso e barato (1,80 euros o de chocolate), mas ainda não descobri de qual tipo era!


Famosas na Bélgica também são as batatas fritas. Tem uma história de que foram os belgas que inventaram as batatas fritas, mas essa é uma discussão sem fim. Elas são mais molinhas por dentro, como se tivessem sido cozidas antes de fritar (não sei se são mesmo). Comi na hora do almoço, acompanhando o prato e depois no fim do dia, acompanhando um hambúrguer. E as duas eram desse mesmo jeitinho.


Tenho que confessar que gostei muito mais das cervejas belgas que dos chocolates belgas. Que delícia!!! Se tem uma coisa que esses belgas sabem fazer são as tais cervejas. A Bélgica é famosa por ter mais de 1500 tipos de cerveja. Fortes, fracas, loiras, morenas, brancas, ruivas, frutadas... Tem algumas lojas de cervejas espalhadas pela cidade (mas nada se compara com as de chocolate), mas o preço é beeem superior ao do supermercado. Claro, que nessas lojas encontram-se cervejas diferenciadas, que não são encontradas em qualquer lugar. Aí sim vale a pena. Do contrário, procure um supermercado e compre por um preço bem mais em conta!




Uma loja que chamou nossa atenção, mas que não conseguimos entrar, porque já estava fechada na hora que chegamos lá (o problema do horário de verão), foi a De Bier Tempel, que além de cervejas tem vários artigos relacionados. Tivemos que nos contentar com a vitrine mesmo.



Além dessas que compramos pra trazer pra casa e prolongar o gostinho da Bélgica durante mais tempo, tomamos umas outras na cidade também. Na hora do almoço tomamos uma mais leve, a Jupiller, uma das únicas Pilsen fabricadas no país e que se parece bastante com a nossa Brahma.


No fim da tarde, passamos no Deliriums Café, na Rue des Bouchers, e tomamos, não a própria cerveja do elefantinho (essa a gente comprou no supermercado), mas a Floreffe e a St-Bernardus Abt 12.



Para encerrar a noite, voltamos para a Grand Place e sentamos num dos bares por lá mesmo. Claro que não são os mais baratos, mas enfim, paga-se pela localização né... Eu queria porque queria tomar a cerveja do copo, a Kwak. Até já tinha comprado ela no supermercado em Clermont, mas eu queria tomar no copo. Fazia parte do meu roteiro de Bruxelas: tomar a cerveja do copo no copo. Bom, eu tomei a tal cerveja e o marido a trapista Orval.

3 comentários:

  1. pronto os meus amigos fizeram o que de melhro e pode fazer em bruxelas, MOLHAR O BICO. eu vou lá no mes que vem e tb vou provar umas cervejinhas destes belgas que ao que parece inventaram as batatas fritas... pelo menos é o que aprendi num livro do asterix quando era menor de idade.
    os chocolatinhos belgas tb são acima da media e eu gosot muito deles, mas só se tiverem preços normais porque comprar chocolate a 90 euros o KG acho que ficava com uma indigestão enorme.

    ResponderExcluir