domingo, 17 de junho de 2012

Comidinhas de Amsterdam

A gente sempre tem uma ideia do que se come em cada país. Quero dizer, quem vem na França pensa em comer croissants, escargots, crepes; na Itália, massas e gelatos; em Portugal bacalhau; na Bélgica, chocolates e cervejas; e por aí vai... E sempre antes de viajar, enquanto monto meus roteiros lendo os vários blogs sobre o assunto, sempre vou cruzando com dicas de comidas de cada região. E eis que o que me surpreendeu pesquisando sobre a Holanda foi que eles são fracos de pratos típicos. Achei estranho, mas pra quem passa 24 horas apenas no país, como eu passei, essa impressão é totalmente verdadeira. Vi restaurantes das mais várias culturas, mas nada de restaurantes holandeses. O que eu havia lido que é bem famoso e típico são as comidas da rede Febo. Comidinhas na vitrine (ops, já vi isso em outro lugar de Amsterdam!). Hambúrguer, cachorro quente, uns salgadinhos que parecem uns croquetes... Você coloca a moedinha e pega sua comida (1,50 euros os salgadinhos e 2 euros as outras coisas). Comemos um tipo de croquete muuuito bom. (tudo bem, sou suspeita, estou morrendo de saudades dos salgadinhos do Brasil)





Comi também um tipo de biscoitinho chamado stroopwafels (indicados pelo Ducs Amsterdam) e me arrependi de não ter trazido mais um pacotinho pra casa. Que coisa gostosa!!!



Mas o que realmente chamou minha atenção foram os queijos. O queijo holandês mais famoso é o gouda, mas além dele tem também outras delícias! Cada queijo de babar. Sem dúvida os melhores queijos que comi na Europa (olha que os franceses são deliciosos e sou capaz de trocar um prato de comida por um pedaço de roquefort). Sem querer trombamos com uma vitrine que indicava: Museu do queijo - entrada gratuita. Claro, que nada mais era que uma loja. Mas que loja! Tinha uma provinha de todos os queijos! Provei vários e acabei levando um com ervas (depois fiquei meio preocupada, de levar um queijo com ervas da Holanda rsrsrsrsrs) delicioso! Já tem 2 semanas que voltei e até hoje tô poupando ele, porque cada vez que como eu falo "Nossa, que coisa boa!" Ah!!! E pra provar que não sou só eu penso assim, um grupo de franceses que estava na loja encheu a sacola e levou quase 100 euros em queijos holandeses.







Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário