quarta-feira, 13 de junho de 2012

Meu canto

Nossa, tem tanta coisa que quero postar no blog e não dou conta, que acho que vou voltar pro Brasil e ter ficar escrevendo aqui ainda por muito tempo para conseguir colocar toda a minha listinha! Resolvi começar pelo studio, porque já tem mais de 2 meses que tô aqui e ainda não escrevi nada sobre ele. Vou fazer esse primeiro post para falar como ele é e depois faço um outro para falar como que fizemos para consegui-lo.






Estamos nos Studios des Cézeaux, na mesma rua da nossa primeira residência, a 800 metros dela. Os studios são o que nós chamamos no Brasil de kitinet. São 3 blocos, somando 363 studios (eles chamam esses de T1) e 12 "apartamentos" (estes destinados a 2 pessoas, os T1 bis). Um studio custa 296 euros o aluguel (com luz, água e aquecimento) e o T1 bis sai a 396 por mês. Na verdade, não sei até hoje se o nosso studio é na verdade um T1 bis ou T1 mesmo. O fato é que tem 2 camas e pagamos 396 euros. Mas pra mim não quer dizer que ele seja mesmo T1 bis, porque sei que tem outros studios que têm mais de um cômodo, e o meu só tem um mesmo. 



Bom, mas o fato é que, de qualquer maneira, é bem confortável. Claro que não é assim uma caaasa de verdade. Sinto uma saudade danada do meu sofá (dentre outras coisas, claro), porque tem horas que cansa ter ficar sentado sempre na cadeira de madeira, mas é puro luxo, porque para quem estava dividindo aqueles banheiros fedidos, tá mais do que bom! Tá excelente!!!! Aliás, quando mudei para cá achava que era um palácio!




O studio é dividido em dois ambientes. Num cantinho ficam as camas com um criado e no outro lado ficam a mesa, a escrivaninha e mini-cozinha.





A mini-cozinha é composta de duas bocas de fogão, pia e um frigobar (com a minha coleção de ímãs de viagens, que já aumentou depois dessa foto).



Assim, como no quarto que a gente estava antes, aqui também não tem nenhum utensílio doméstico. A gente se vira com 2 pratos de sobremesa, 2 copos, 2 garfos, 2 facas, um abridor de vinho (essencial!), que a gente já tinha comprado antes, no quarto, e mais 2 pratos fundos, 2 colheres e uma panela sem tampa que compramos depois. E olha... dá pra fazer bastante coisa! O melhor é que nunca me surpreendo com a quantidade de vasilhas pra lavar. (agora a gente anda guardando uns potinhos das coisas que compra porque sempre faz falta para guardar os restinhos) Mas o que eu sinto mais falta é do forno. Apesar de que, a gente vira e mexe faz umas coisas de forno na panela mesmo. Essa foto bonita aí da flor foi no meu aniversário.




Do lado da mini-cozinha fica o banheiro. Não é grande, mas é maior que o da minha casa de verdade. E em frente à cozinha é o closet! kkkk Na verdade é mais um armário que um closet!




No studio já tem ponto de internet e também entrada para TV (prometo fazer um post sobre cada uma dessas coisas). O problema é que só tem 1 ponto para internet e que não pode trocar de computador, tem que ser sempre o mesmo. Por isso fico na dúvida se estamos pagando um lugar para 2 pessoas e morando num lugar que é só pra uma (eu acho!). Não consigo entender como 2 pessoas que não tem nada a ver uma com a outra vão usar o mesmo computador para acessar a internet. Enfim... A TV só tem a entrada, a TV mesmo não tem. Acabamos nos rendendo e comprando uma. Talvez vocês nem tenham percebido ela sobre a escrivaninha, mas ela está lá! rsrsrsrs

E para quem estava curioso pra saber da vista da janela, que era tão linda no cafofo... é boba e sem graça aqui. Estamos de fundos e só vemos o outro bloco de studios! Em compensação a região é lotada, mas muito lotada mesmo de coelhos!!!! O dia todo eles ficam saltitando em volta dos prédios! (e eu que pensava que isso nem existia nas cidades!!!)




4 comentários:

  1. Olá Carol tudo bem ? Estou adorando seu blog, você não sabe como me ajudou. Eu vou para a França fazer doutorado sanduíche durante cinco meses em Marseille. Achei muito legal você ter alugado um estúdio. Estou pensando em alugar um também, no entanto irei viajar com meu marido e ele não é estudante. Será que é possível alugar um estúdio como você fez ? Como foi a parte mais burocrática, é preciso de conta no banco, fiador , essas coisas ? Ficareis eternamente grata se pudesse me ajudar. Um abraço. Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, fico super feliz que o blog tenha te ajudado! Quanto ao studio, quem conseguiu pra nós foi nosso orientador na França. Foi um studio do Crous, mas a burocracia é mais chata que quando pegamos simplesmente o quarto. Porém acredito que seja possível conseguir diretamente, sem a interferência do professor. Mas o principal foi que ele foi nosso fiador. Como no Brasil precisa de xerox de documentos do fiador, como RG e comprovante de renda. Mas pode ser qualquer um que more e trabalhe na França, o que pode ser difícil, se você como eu não conhecer mais ninguém. Eles mandaram uma papelada pra preencheremos antes e exigiram um depósito de garantia de 400 euros e o pagamento do primeiro aluguel, mas não conseguimos fazer a transferência e acabamos acertando tudo quando chegamos na França. Esse depósito de garantia é recuperado no final. Como tivemos que abrir conta por causa da bolsa (agora acho q não é mais assim), eles depositaram nela 2 meses depois da nossa partida. Tb tivemos que fazer um seguro aluguel, acho q pagamos uns 30 euros (uma única vez, válido pra 4 meses). Creio que não tenha problema de conseguir um studio pra 2, mesmo seu marido não sendo estudante. Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa pode perguntar!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol obrigada por responder! então eu mandei um e- mail para uma residência universitária em Marseille e eles me responderam informando que realmente não tem problema em meu marido não ser estudante, porém como você disse a burocracia é muito grande, acabei desistindo ... Agora estou procurando um estúdio mesmo pela internet, mandei um e- mail ao professor, estou aguardando resposta .. Queria te perguntar sobre o seguro saúde, nós temos que fazer um só aqui no Brasil para toda a nossa estadia na França, ou teremos que fazer o seguro da França também ? Quando você marcou no consulado sua entrevista as datas eram próximas ? Eles levaram mesmo 15 dias úteis para entregar o visto ? Obrigada pela atenção. Seu blog é demais, to pegando várias dicas de roteiros. Um abraço. Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, espero que dê tudo certo com o seu studio. Mesmo quando a burocracia for grande, não desanime! depois a gente esquece tudo! O seguro saúde é feito aqui no Brasil e deve ser válido pelo período que sairem do país até a hora que chegarem, ou seja, inclua o dia da partida e a data da chegada de volta. Eu marquei rapidinho, uma semana depois e depois eles marcaram 15 dias úteis mesmo pra entregar o passaporte. Pedi para um amigo buscar, pq não sou de São Paulo, onde fiz o visto. Mas foi bem tranquilo e deu tudo certo. Boa sorte!

    ResponderExcluir