quarta-feira, 18 de julho de 2012

Impressões de Roma

Roma foi uma cidade surpreendente e que me provocou sentimentos contraditórios. Uma cidade mergulhada em história. Diretamente proporcional ao calor e ao mundo de gente! A cada lugar que ia me surpreendia com o tamanho das coisas. E com a quantidade de gente! E com o calor! Nunca comprei tanta água numa viagem. Fora as que não comprei, pois enchi nos muitos pontos da cidade com água potável. 

Apesar de ser um lugar fantástico, em termos de cidade ficou em último na minha listinha (das cidades grandes que conheci). Não em termos de turismo, os lugares são incríveis e sem dúvida voltaria novamente. Mas achei a cidade meio caótica. O trânsito, o calor, a quantidade de gente... Fora a chateação de o tempo TODO, todo mesmo, ter alguém querendo te vender alguma coisa na rua. Foi gente enfiando flor na nossa mão na Piazza del Popolo, foi gente se oferecendo pra tirar fotos na Fontana di Trevi, gente vendendo chapéu no Coliseu, gente vendendo bolsas na entrada do Vaticano, oferecendo guia para o Vaticano... E tudo isso com uma abordagem chata, inconveniente e insistente. Isso me incomodou muito. O metrô não atende muitos pontos e da entrada da estação até a plataforma é uma viagem. Dependendo compensa mais ir a pé, pois o tempo que se leva para chegar até a plataforma dá pra chegar onde se quer ir. Ah! Sem contar que quando chegamos o metrô estava de greve! Também achei pouco arborizada. Praticamente não vi árvores, essa foi uma das únicas ruas que passamos que tinha muitas árvores.



Falando assim parece que nem gostei né... Mas gostei sim. É incrível estar em todos os lugares históricos, passear pelo Coliseu, andar nas ruínas do Palatino, visitar as muitas praças, cruzar com muitas igrejas lindas e incríveis por dentro, ficar boquiaberto com o tamanho da Basílica de São Pedro, ficar com dor no pescoço de tanto olhar pra cima ao descobrir a impressionante  Capela Sistina, descobrir que a Fontana di Trevi parece mais uma piscina olímpica que uma fonte, que o monumento a Vittorio Emanuele é igualmente gigantesco!!!! Tomar muito gelato!!!



Comer muita massa!!!





E muita pizza!!!! hummmm!!!!



2 comentários:

  1. Se achou Roma muito movimentada e gosta de algo mais calmo deveria ir a Florença ;)

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que eu ainda não fui a Roma (pretendo ir em breve), mas já tenho essa impressão da cidade, pelos relatos que leio. Sobre vendedores e insistência eu ainda não tinha lido, mas fiquei meio desanimada, pois vou sozinha, e mulher sozinha é sempre alvo mais fácil. :// Sem falar que esse tipo de abordagem é bem chata mesmo. Acho que é um lugar onde as antenas têm que ficar mais ligadas ainda (porque falam muito também de pickpockets e de golpes). Roma vai ser o último destino da minha viagem, provavelmente eu vou estar cansada, então isso me preocupa um pouco, mas vamos ver... Uma pena que a cidade seja pouco arborizada, pois na Europa essa é uma preocupação meio comum, não?
    Abraços.

    ResponderExcluir