sábado, 21 de julho de 2012

Roteiro de 3 dias em Roma - dia 1

Estou dividindo o roteiro em 3 dias mas, na verdade, ele pode ser feito em dois, pois comecei a passear no primeiro dia às 6 da tarde e no último só até o meio dia. Como fiquei hospedada perto da estação Termini, peguei a linha A do metrô e desci na estação Flaminio, que fica na Piazza del Popolo. É uma praça enorme, onde ficam a Igreja Santa Maria del Popolo e também duas igrejas gêmeas.










Na praça tem um caminho para sobe para uma outra praça (não sei como chama) que tem uma vista bem legal de Roma. Dá pra ver o Vaticano, o Castel Sant'Angelo, o monumento a Vittorio Emanuele. É bacana para se localizar na cidade.



Descemos pela Via del Babuino até a Piazza di Spagna, onde uma enorme escadaria lotada de pessoas sentadas faz a ligação à Igreja de Trinità dei Monti. A foto dessa escadaria é famosa, sempre cheia de flores e sem pessoas. No meu caso, estava sem flores e cheia de pessoas! rrsrsrs Confesso que fiquei com preguiça e não subi até a igreja.





Fomos andando pela Via dei Condotti, lotada de lojas de marcas famosas até chegar à Via del Corso, uma das principais ruas de Roma, que liga a Piazza del Popolo ao monumento a Vittorio Emanuele.




Saímos da Via del Corso na altura da Piazza Colonna, pois estávamos seguindo em direção ao Pantheon.




O Pantheon ("templo de todos os deuses") é um local de oração desde o século 2, mas foi no século 7 que foi transformado em igreja. Apesar disso, o local não se parece muito com uma igreja. Um pequeno altar, alguns bancos e o pedido de silêncio que nos fazem lembrar que ali é uma igreja. Seu exterior com as colunas romanas nos indicam que chegamos mesmo à Roma. No interior, uma enorme abertura circular é a única passagem de luz. A entrada é gratuita.









Seguindo por movimentadas ruinhas chegamos à Piazza Navona, a praça mais movimentada de Roma. Nessa praça fica a Igreja de Sant'Agnese, a Fontana dei Quattro Fiumi, vários restaurantes e vários artistas. Essa fonte tem estátuas representando os quatro deuses que personificam os mais conhecidos rios da época (Nilo, Prata, Ganges e Danúbio).












Dali seguimos para a Fontana di Trevi, onde planejamos terminar o dia. Eu tinha ouvido falar que ela era grande, mas não... ela é imensa! Daquelas coisas que você leva um susto quando vê! Foi a coisa que mais impressionou em Roma. Claro que joguei a moedinha de costas para poder voltar à cidade!





Um comentário:

  1. Carol, seu blog é um delicioso diário de viagem. Tantas cidades e capitais bacanas e esse passeio a Roma. delícia pelo frescor do texto, pelas informações e pelas fotos!

    ResponderExcluir