quinta-feira, 12 de julho de 2012

Visa long séjour valant titre de séjour

Uma das burocracias para se resolver quando chega na França é regularizar sua estadia, ou seja, fazer uma série de procedimentos para que não seja considerado ilegal MESMO COM O VISTO. O procedimento é meio demorado, mas é bem simples. Bem mais simples do que parece.

Até setembro de 2009, quem pretendia ficar 1 ano na França tinha que chegar e pedir o tal do titre de séjour. Desde então, o visto de longa duração (entre 3 meses e 1 ano) é válido como tal. É ele o  visa long séjour valant titre de séjour. Portanto, a pessoa está dispensada de pedir o titre de séjour, o que não significa que ela esteja liberada de se apresentar ao OFII, L'Office Français de l'Immigration et de l'Integration.

Quando o visto é expedido no Brasil, você recebe junto com ele um papel semi-preenchido e que contém também as instruções a serem seguidas quando chegar na França. Assim que possível você deve terminar de preencher o papel com o seu endereço (eu demorei um mês porque troquei de endereço) e enviar por correio para o OFII do seu departamento, indicado no papel das instruções, juntamente com mais alguns documentos. Importante: não esqueça de solicitar o carimbo (un tampon, s'il vous plaît) no aeroporto ao entrar no país, caso eles não carimbem direto.

Alguns dias depois, você vai receber no endereço indicado uma carta falando que eles receberam seus papéis. Mais alguns dias e chega a convocação, com as explicações do que se deve fazer. Na convocação vem o dia que você deve se apresentar na prefeitura, mas esse dia não precisa ser cumprido, você pode ir em qualquer dia dentro do horário de funcionamento que vem indicado no papel. Na internet e no papel que a gente recebe, a informação é de que o prazo máximo para se regularizar é 3 meses, mas eu passei uns dias (para me apresentar na prefeitura) e não teve problema nenhum.

O primeiro passo é o exame radiológico. Sim, eles tiram uma radiografia do pulmão para provar que você não tem tuberculose. Depois você deve fazer a visita médica, onde o médico vai olhar a radiografia, auscultar, medir a pressão, fazer aquelas perguntas típicas (problemas de saúde na família, já esteve internado, fuma, bebe, toma remédios) e te dar o papel que você foi aprovado em todos esses exames! rsrsrsrs Eles dizem que se você tiver carteira de vacinação pode levar, mas se não tiver não tem problema. No meu caso eu só disse que estava com as vacinas em dia e pronto (e acho que estão mesmo). Eles me explicaram que eu podia tomar quantas vacinas quisesse gratuitamente, caso eu me lembrasse que faltava alguma. Aqui em Clermont-Ferrand o exame médico é feito pelo Crous que fica no Centro (R. Éttiene Dolet - o ponto de tram mais próximo é o St-Jacques Dolet). Foi preciso ir pessoalmente para marcar tanto a radiografia quanto a consulta.

Depois é necessário comprar o selo (timbre) no site do OFII. Para estudante ele custa 58 euros e é pago diretamente no site com cartão.

Tudo isso feito, é hora de se apresentar na prefeitura (aqui ela é logo atrás do shopping da Jaude). Leve o papel do médico, o papel do selo, o passaporte, uma foto (eu levei 3x4 mesmo), um comprovante de endereço e mais alguma coisa que tenham pedido (se houver, já me esqueci, mas acho que é tudo). Quando fui não tinha ninguém na fila. Foi 5 minutos. 

Apesar de parecer meio complicado, é simples e, se tiver com os papéis direitinho, só terá que ir uma vez! Em todos os lugares os funcionários foram extremamente simpáticos. 

Mais uma coisa, não tive problema nenhum em viajar para fora do país antes de fazer todo esse procedimento. Eu fui sempre para dentro do Espaço Schengen, onde não se passa pela imigração. Não sei se teria tido problemas caso tivesse ido para a Inglaterra, por exemplo, mas creio que não.

Todas as informações estão no site do OFII.


Nenhum comentário:

Postar um comentário