sábado, 21 de julho de 2012

Roteiro de 3 dias em Roma - dia 1

Estou dividindo o roteiro em 3 dias mas, na verdade, ele pode ser feito em dois, pois comecei a passear no primeiro dia às 6 da tarde e no último só até o meio dia. Como fiquei hospedada perto da estação Termini, peguei a linha A do metrô e desci na estação Flaminio, que fica na Piazza del Popolo. É uma praça enorme, onde ficam a Igreja Santa Maria del Popolo e também duas igrejas gêmeas.



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Impressões de Roma

Roma foi uma cidade surpreendente e que me provocou sentimentos contraditórios. Uma cidade mergulhada em história. Diretamente proporcional ao calor e ao mundo de gente! A cada lugar que ia me surpreendia com o tamanho das coisas. E com a quantidade de gente! E com o calor! Nunca comprei tanta água numa viagem. Fora as que não comprei, pois enchi nos muitos pontos da cidade com água potável. 

Apesar de ser um lugar fantástico, em termos de cidade ficou em último na minha listinha (das cidades grandes que conheci). Não em termos de turismo, os lugares são incríveis e sem dúvida voltaria novamente. Mas achei a cidade meio caótica. O trânsito, o calor, a quantidade de gente... Fora a chateação de o tempo TODO, todo mesmo, ter alguém querendo te vender alguma coisa na rua. Foi gente enfiando flor na nossa mão na Piazza del Popolo, foi gente se oferecendo pra tirar fotos na Fontana di Trevi, gente vendendo chapéu no Coliseu, gente vendendo bolsas na entrada do Vaticano, oferecendo guia para o Vaticano... E tudo isso com uma abordagem chata, inconveniente e insistente. Isso me incomodou muito. O metrô não atende muitos pontos e da entrada da estação até a plataforma é uma viagem. Dependendo compensa mais ir a pé, pois o tempo que se leva para chegar até a plataforma dá pra chegar onde se quer ir. Ah! Sem contar que quando chegamos o metrô estava de greve! Também achei pouco arborizada. Praticamente não vi árvores, essa foi uma das únicas ruas que passamos que tinha muitas árvores.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Sintra e seus palácios

Quando decidi que iria ao congresso em Lisboa, fiquei encafifada com um lugar que aparecia na capa do site do congresso. Um palácio enorme, todo colorido, cheio de árvores em volta. Procurava onde era em Lisboa e nada... Até que descobri que era porque ele não fica em Lisboa, mas em Sintra. É uma cidade pequena e turística, de acesso super fácil a partir de Lisboa, pois tem trens saindo a cada meia hora da estação do Rossio. E são apenas 40 minutos de percurso. O cartão Viva Viagem pode ser usado se carregado com dinheiro (no esquema de 24 horas não tenho certeza). Aliás, me pareceu a única opção, porque tudo era automático. A ida e volta sai por 4,10 euros. Informações no site dos comboios de Lisboa.

Saindo da estação de trem, uma caminhada de uns 10 minutos leva ao centro histórico de Sintra, onde fica o Palácio Nacional de Sintra. A cidade de Sintra é bem simpática, cheia de ruazinhas turísticas, com lojinhas e restaurantes. Além, vários palácios e castelos podem ser visitados na cidade.



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Receita de boeuf bourguignon e o 14 de julho

Já que estamos na França, vamos cozinhar como os franceses!!!! Esse fim de semana preparei uma receita tradicional, o boeuf bourguignon. Comprei um livrinho outro dia e tirei a receita dele.


domingo, 15 de julho de 2012

A França está em promoção!


Desde o dia 27 de junho até 31 de julho praticamente todas as lojas da França estão em promoção. As ofertas não são sobre todos os produtos, mas é possível encontrar muita coisa com preços reduzidos. Para nós brasileiros, acostumados a encontrar falsas promoções, é impressionante. 

Eu não tinha entendido muito bem como funcionava na primeira vez que entrei na loja. Os preços marcados estavam idênticos aos que eu tinha visto na semana anterior. Falei: "Que promoção mais de mentira. Tá tudo o mesmo preço!" Entrei na fila pra pagar uns brinquinhos para repor os meus que se foram e vi que não era nada disso! O preço era o mesmo sim, mas faltava subtrair o desconto que estava na etiqueta colada na peça. Variando de 30 a 80% de redução!!!! Saí da fila e fui às compras!!!! Tem lojas que colocam direto um desconto grande, tem outras que vão aumentando os descontos ao longo das semanas. Ontem comprei um sapato que estava na terceira marcação. Começou com 20%, 40% e ontem estava a 60%. Conclusão: peep toe a 11 euros.



Nessa semana voltei nessa mesma loja e a promoção estava diferente. 1 artigo comprado = 3 oferecidos. Eis que a pateta pensa de novo: "O que vou fazer com 4 artigos iguais?" Claro que não era isso. Enquanto no Brasil compramos 4 artigos e pagamos os 3 mais caros, aqui você pegava 4 e pagava apenas o mais caro!!!! Conclusão: de 4 artigos que somavam 85 euros pagamos apenas 25 euros. Tinha um cara levando 8 camisas. E só ia pagar duas!!!!!!

Para comprar pela internet também tem promoção. O site dessa loja, que já tem sempre preços baixos, é o http://www.kiabi.com/


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Visa long séjour valant titre de séjour

Uma das burocracias para se resolver quando chega na França é regularizar sua estadia, ou seja, fazer uma série de procedimentos para que não seja considerado ilegal MESMO COM O VISTO. O procedimento é meio demorado, mas é bem simples. Bem mais simples do que parece.

Até setembro de 2009, quem pretendia ficar 1 ano na França tinha que chegar e pedir o tal do titre de séjour. Desde então, o visto de longa duração (entre 3 meses e 1 ano) é válido como tal. É ele o  visa long séjour valant titre de séjour. Portanto, a pessoa está dispensada de pedir o titre de séjour, o que não significa que ela esteja liberada de se apresentar ao OFII, L'Office Français de l'Immigration et de l'Integration.

Quando o visto é expedido no Brasil, você recebe junto com ele um papel semi-preenchido e que contém também as instruções a serem seguidas quando chegar na França. Assim que possível você deve terminar de preencher o papel com o seu endereço (eu demorei um mês porque troquei de endereço) e enviar por correio para o OFII do seu departamento, indicado no papel das instruções, juntamente com mais alguns documentos. Importante: não esqueça de solicitar o carimbo (un tampon, s'il vous plaît) no aeroporto ao entrar no país, caso eles não carimbem direto.

Alguns dias depois, você vai receber no endereço indicado uma carta falando que eles receberam seus papéis. Mais alguns dias e chega a convocação, com as explicações do que se deve fazer. Na convocação vem o dia que você deve se apresentar na prefeitura, mas esse dia não precisa ser cumprido, você pode ir em qualquer dia dentro do horário de funcionamento que vem indicado no papel. Na internet e no papel que a gente recebe, a informação é de que o prazo máximo para se regularizar é 3 meses, mas eu passei uns dias (para me apresentar na prefeitura) e não teve problema nenhum.

O primeiro passo é o exame radiológico. Sim, eles tiram uma radiografia do pulmão para provar que você não tem tuberculose. Depois você deve fazer a visita médica, onde o médico vai olhar a radiografia, auscultar, medir a pressão, fazer aquelas perguntas típicas (problemas de saúde na família, já esteve internado, fuma, bebe, toma remédios) e te dar o papel que você foi aprovado em todos esses exames! rsrsrsrs Eles dizem que se você tiver carteira de vacinação pode levar, mas se não tiver não tem problema. No meu caso eu só disse que estava com as vacinas em dia e pronto (e acho que estão mesmo). Eles me explicaram que eu podia tomar quantas vacinas quisesse gratuitamente, caso eu me lembrasse que faltava alguma. Aqui em Clermont-Ferrand o exame médico é feito pelo Crous que fica no Centro (R. Éttiene Dolet - o ponto de tram mais próximo é o St-Jacques Dolet). Foi preciso ir pessoalmente para marcar tanto a radiografia quanto a consulta.

Depois é necessário comprar o selo (timbre) no site do OFII. Para estudante ele custa 58 euros e é pago diretamente no site com cartão.

Tudo isso feito, é hora de se apresentar na prefeitura (aqui ela é logo atrás do shopping da Jaude). Leve o papel do médico, o papel do selo, o passaporte, uma foto (eu levei 3x4 mesmo), um comprovante de endereço e mais alguma coisa que tenham pedido (se houver, já me esqueci, mas acho que é tudo). Quando fui não tinha ninguém na fila. Foi 5 minutos. 

Apesar de parecer meio complicado, é simples e, se tiver com os papéis direitinho, só terá que ir uma vez! Em todos os lugares os funcionários foram extremamente simpáticos. 

Mais uma coisa, não tive problema nenhum em viajar para fora do país antes de fazer todo esse procedimento. Eu fui sempre para dentro do Espaço Schengen, onde não se passa pela imigração. Não sei se teria tido problemas caso tivesse ido para a Inglaterra, por exemplo, mas creio que não.

Todas as informações estão no site do OFII.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Os franceses e o tempo

Antes de vir pra França li em vários lugares que os franceses adoram falar sobre o tempo. Sim, sim, sobre a meteorologia. O que para nós é uma "conversa de elevador", que sempre aparece na hora de puxar papo com alguém, para eles é tema recorrente em todas as conversas. 

Quando se pergunta a um francês "Como foi o seu fim de semana?", ele fatalmente vai começar a resposta com um fez sol, fez calor, o tempo ficou ruim... Sim, sim. É a mais pura verdade. E é bem provável que ele te fale a previsão para o próximo fim de semana, porque, claro, eles tem a previsão na ponta da língua: "Anunciaram para amanhã 25 graus. E para depois de amanhã 28!" ou "Esse calor não vai durar muito, as temperaturas vão baixar de novo na quarta-feira". De onde vem tanta informação? A previsão do tempo passa na TV mil vezes por dia. Basta ligar a televisão por alguns minutos, dar uma rodada nos canais e pronto: météo! Sem contar, é claro, aquela checada na internet antes de sair de casa, ou aquela olhadinha na internet pelo celular na hora do almoço para saber precisamente a que horas vai chover durante a tarde.


Portanto, se conversar com algum francês e ele falar do tempo, não pense que é falta de assunto. Na verdade ele está querendo mesmo conversar com você!

Para consultar a previsão do tempo: http://france.meteofrance.com/

(Claro que enquanto eu escrevia esse post passou uma previsão na TV!)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Onde ficar e como se deslocar em Lisboa

Ficamos em um hotel no centro da cidade, fora da parte turística, mas bem pertinho do metrô. Foi uma excelente escolha, porque o hotel era super barato, limpo e os funcionários super educados e simpáticos. Chama-se Estrela de Arganil e pagamos 40 euros a diária de casal para um quarto com banheiro (e banheira). O quarto era bem novinho e moderno. Não tinha café da manhã, mas bem ao lado do hotel tinha uma pastelaria onde dava para tomar um café hiper em conta (um expresso e um pão com queijo por 1,60 euros).

Para se deslocar na cidade, metrô, bonde, ônibus, elevadores e táxi. O sistema de metrô é bom e liga várias regiões, como a Baixa, o Chiado, o centro, o Parque das Nações e a região onde fica o Museu Calouste Gulbenkian e o parque Eduardo VII.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Oceanário de Lisboa

Achei que ia gostar de visitar o Oceanário, mas achei que ia ser só isso. Não! Eu fiquei foi fascinada! Pelas cores, pelas formas, tamanhos, texturas... os movimentos dos animais... uns nadando sozinho. Outros nadando em bando. Incrível demais! A entrada custa 13 euros.

Informações sobre horários, preços e como chegar no site do Oceanário: http://www.oceanario.pt/


segunda-feira, 2 de julho de 2012

O que fazer em Lisboa - Roteiro de 2 dias

Achei Lisboa uma cidade surpreendente! Belas avenidas na parte mais nova da cidade, simpáticas ruas na parte mais antiga. Um céu azul e um marzão enorme (na verdade, não é bem mar, pois é em Lisboa que o rio Tejo encontra o oceano) emoldurando a paisagem. Sim, é bem verdade mesmo que o país está em crise. Basta conversar 5 minutos com um português para que esse assunto venha à tona. Um pouco mais de gente pedindo. Outros te abordando para vender alguma coisa (nada comparado à Roma, lá o tempo todo tem gente te cercando).  Pode ser algo mais inocente enquanto você almoça no restaurante ou algo mais ilicíto ao andar pelas ruas da Baixa (de repente alguma cruza contigo e fala: maconha, maconha). Não que seja agradável, mas não compromete a beleza da cidade.