quarta-feira, 17 de abril de 2013

Comendo no R.U. na França


É bem verdade que este post está vindo com 1 ano de atraso. Uma das minhas primeiras ideias de post era justamente falar sobre comer no Restaurante Universitário na França. Mas fiquei 5 meses planejando tirar uma foto da comida, do RU por dentro... e não fiz isso. Em 5 meses só fui almoçar sem o pessoal do lab uma única vez (talvez duas), e justamente dessa vez estava sem meu celular pra tirar as fotos. E confesso que ficava com vergonha de tirar na frente deles... Bobeira, mas acontece... Então fui enrolando, enrolando... e nada... E depois voltei para o Brasil e acabei me preocupando em escrever sobre as viagens e fui deixando pra lá. Mas antes tarde do que nunca, principalmente porque sei que as memórias vão ficar cada vez mais longe de mim.




Bom, a primeira coisa a saber é que lá praticamente todo mundo comia na faculdade. Tanto alunos quanto professores. Alunos no RU e professores nos outros restaurantes. Como os horários das escolas das crianças são diferentes daqui(elas entram de manhã e saem de tarde), ninguém precisa voltar pra casa pra dar comida para os filhos. Fora que empregada lá é artigo de luxo. Então todo mundo come no trabalho mesmo.

No início eu achava o máximo almoçar no RU. Era tanta variedade (já vou explicar) que eu ficava impressionada. Mas no fim já tinha me cansado, porque mesmo tendo muita variedade, acaba sendo repetitivo. 

Bom, no caso de Clermont, tinha RU no Campus (onde eu estava) e também no centro da cidade, para os outros cursos que ficavam fora do Campus. Eu nunca fui nesse do centro, mas o funcionamento é o mesmo. A refeição custa 3,10 euros. Logo que chegamos fizemos um cartão magnético para poder pagar a refeição. Esse cartão é carregado em "caixas eletrônicos" do RU usando o cartão do banco. Então eu colocava sempre 30 euros, que dava para 9 refeições e sobrava um pouquinho de dinheiro pra quando fosse carregar de novo. Então pegava a comida e pagava com esse cartão. E a moça que recebia sempre dava um ticket com o saldo restante no cartão. Ele servia também pra comprar refrigerante no RU. Aliás, só tinha jeito de comer com esse cartão, pois não aceitava dinheiro.

A refeição dá direito a entrada, prato principal e sobremesa. Caso não pegasse a entrada, podia pegar 2 sobremesas. Bom, vamos por partes.

As entradas, em geral, são saladinhas e vem separadas em um prato pequeno. Ou umas fatias de salame, presunto... Sempre tinha umas 3 opções de entrada por dia.

O prato principal é composto de 1 carne e 2 acompanhamentos. São duas opções de carne, em geral uma carne de boi e frango, peixe, porco, frutos do mar, pato. Geralmente eram 2 acompanhamentos, como legumes, batata, macarrão (sem molho e sem gosto - eca), cereais... aí podia pegar os dois. Bom, aí você escolhia o que queria e a tia do RU montava seu prato.

E a sobremesa... hum.... a sobremesa!!! Era tanta variedade que vira e mexe eu deixava a entrada de lado pra comer 2 sobremesas. Sim, porque um montão de opções, mas só podia pegar 1 coisinha... só uma... Bom, tinha sempre 2 tipos de iogurte, 2 tipos de iogurte cremoso (tipo danete), uns 3 tipos de fruta, 2 tipos de queijo e ainda alguma tortinha ou algo do tipo... E só podia UMA coisa.... 

Ah, claro, e o pão. Cada um tinha direito a um pão francês (sem trocadilhos). E olha, é quase uma heresia comer sem o pão. No começo eu não pegava, mas depois fui me rendendo e no fim pegava todo dia. Principalmente quando fiquei enjoada da comida. Quando não tava muito bom, um pão com queijo sempre salvava!

A bebida? Água da torneira na garrafa. Ficavam umas garrafas nas mesas e a gente ia lá enchia. Suco? Não, não. Se quisesse podia comprar de latinha ou refrigerante.

Achou que são muitas opções??? Ainda não acabou! Isso era em um RU. Eu ainda não disse que no Campus são 3. Sim, 3 RU's, um do lado do outro. Com a parte da comida separada, mas o lugar de comer  é o mesmo (eles se encontram).

Os 3 funcionam do mesmo jeito e o preço é o mesmo (3,10 euros). Um deles é esse que eu descrevi. No outro, era a mesma coisa, mas só tinha uma opção de prato principal. E o outro é o da "comida de gordo", como eles diziam. Também tinha entrada, prato principal e sobremesa. A entrada e a sobremesa eram iguais as do outro. Mas para o prato principal eram sempre 4 opções: hamburguer, pizza, sanduíche e torta/crepe. O acompanhamento? Uma enorme porção de fritas! Podia trocar a entrada ou as fritas por sobremesa. Ah! e o pão! Era pizza com pão, hamburguer (muito cru por dentro) com pão, panini com pão...

Sim, sim... tinha dia que era difícil resistir. Eu tentava comer nesse só uma vez na semana, mas tinha vezes que falhava... rsrsrs Aí eu tentava comer mais light, só salada, panini, fruta e iogurte.

Acho que logo que cheguei na França, falei sobre como os franceses eram rápidos pra comer. Eu ainda estava na entrada e eles já estavam na sobremesa. O que eu fazia então? No princípio eu comia de acordo com a velocidade deles... Quando eles acabavam a entrada, eu deixava o restinho da minha e passava pro prato principal e depois pra sobremesa. Mas em 1 mês eu já estava mais rápida e conseguia comer tudo. Sim, porque não sei quem inventou que franceses comem pouco. Era muuuita comida! Sem exagero! Imagina que eles comiam um prato de salada, uma pizza de 25 cm de diâmetro, uma porção gigante de fritas, um pão francês e uma sobremesa em apenas uma refeição... Vai falar que isso é pouco!!!

Ah, outra coisa é que no início eu ficava perdida na hora de escolher onde ia comer... Tinha o cardápio na entrada dos RU's. Eles batiam o olho e escolhiam... só dava tempo de ver se era boi, frango, peixe e ir.. rsrsrs Depois comecei a olhar antes de ir, no site do Crous. Então eu já ia com a comida escolhida e não tinha que ficar patetando quando chegava lá. No fim as comidas eram sempre as mesmas e aí era fácil... rsrsrsrs


No site do Crous tem o cardápio da semana toda de cada RU. Essas imagens são de verdade. A de cima é o cardápio de amanhã do RU tradicional. A debaixo é do RU de gordo. (o que será um spaghettis à la carolinas?! rsrsrs)


O Crous é o Centro Regional de Obras Universitárias e Escolares. Ele está presente por toda a França e, portanto, o esquema de alimentação no RU é o mesmo no país todo. Acho que o preço deve ser o mesmo também. Além de alimentação, o Crous também é responsável pelo alojamento dos estudantes.





9 comentários:

  1. Sem arroz e feijão??? Eu ia morar dentro do RU de comida de gordo, sem dúvida hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Mas sabe que não senti falta de arroz e feijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mto pobre pra viver sem arroz e feijão por tanto tempo... hehehe

      Excluir
  3. Esse monte de comida boa e eu feliz de comer strogonoffe no RU aqui!!! O Blog tá cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  4. hahahaha na minha época o strogonoffe era ruim!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog. Super!

    Carina

    ResponderExcluir
  6. Carol eu li no site de Paris que todos podem comer no RU (sem ser estudante), porém pagam mais (quase o dobro), é isso mesmo ? Se aplica a todos os RUs da França (ou pelo menos você viu aonde você morou também ? Abs. Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carol Muito legal o seu blog (e muito útil para mim).
    Eu cheguei há alguns dias em Clermont Ferrand, também como doutorando sanduíche. Só que da área de Economia. Sou o primeiro doutorando desse tipo no Centro de Pesquisa daqui. Então a gente está meio perdido (tanto eu quanto eles).
    Por isso, resolvi pedir ajuda para você: como e onde você fez carteirinha de estudante daqui? É necessária a carteirinha para frequentar o CROUS, né?
    Respondendo a dúvida da Fernanda aí em cima, não-estudantes pagam um pouco mais que o dobro no RU (7,04 euros, contra 3,20 para estudantes).

    ResponderExcluir