segunda-feira, 1 de abril de 2013

Roteiro pela Côte d'Azur: Cannes

Nossa chegada em Cannes foi no fim da tarde. Depois de passear o dia todo em Nice, estávamos suados, melados e cansados... Pode imaginar como foi chegar assim a essa cidade... quero dizer, o pessoal estava todo arrumadinho, limpinho... e a gente... rsrsrs Acho que, por isso, logo que chegamos, tive a sensação da cidade ser mais cheia de pompa e glamour que Nice (e é mesmo). Demos uma voltinha pela orla. A praia, que em Cannes já é de areia, ainda estava cheia, apesar de já estar quase anoitecendo... quer dizer, demorou ainda para escurecer, mas é que escurecia tão tarde, que nessa hora já deviam ser quase umas 19 horas.



Em Cannes, boa parte da praia é particular, mas ainda assim encontram-se áreas públicas para os "não tão favorecidos economicamente", como nós!


A orla de Cannes acompanha o Boulevard la Croisette. Se de um lado da rua está o mar, do outro estão as lojas de grife mais famosas do mundo (Dior, Chanel, Ralph Lauren, Louis Vuitton). E o igualmente chique e famoso Hotel Carlton. Para os mais bacanas, é hospedagem, compras e praia! rsrsrs (Essa Ferrari foi um dos carros mais sem graça que vimos na cidade... imagina só)


Mas quem procura por lojas mais acessíveis, o ideal é ir à Rue d'Antibes. Tem muitas lojas bacanas, marcas conhecidas, mas não tãaao caras quanto essas outras da la Croisette. Mas se o negócio é buscar coisas mais baratinhas, dirija-se à Rue Meynadier. É uma rua de pedestres de lojinhas mais simples, boa pra quem está com a grana curta mas não quer deixar de levar alguma coisinha pra casa.



A Rue d'Antibes, além de lojas, tem bares e restaurantes. Principalmente na parte mais próxima de Cidade Velha, onde ela se torna a Rue Félix Faure. Nesta parte está a prefeitura (Hôtel de Ville) e é onde começa a subida para a Cidade Velha, de onde se tem uma vista incrível da cidade. Lá debaixo já dá pra ver o relógio da igreja Notre Dame de L'Esperance.





Eu sou fascinada por vistas superiores de cidades. E confesso que o que mais gostei de Cannes foi a vista lá do alto da colina, de onde dá pra ver a cidade, o mar, o porto...








Além da vista, a Notre Dame de l'Esperance e o Musée de la Castre são as outras atrações da colina. Mas fiquei só na foto do lado de fora mesmo (acho que já estavam fechados), porque o que eu queria era olhar lá pra baixo e tirar milhões de fotos (praticamente iguais)!




Descemos por umas ruinhas e qual foi a minha surpresa ao cruzar com uma máscara de ferro. Achei bacana, tirei foto, fiquei com preguiça de ler o que estava junto dela... E eis que descubro que foi próximo da costa de Cannes, nas ilhas Lérins (mais precisamente na Île Sainte-Marguerite), que foi preso o misterioso Homem da Máscara de Ferro. Aquele mesmo, do filme do Leonardo DiCaprio (da minha adolescência!), do Luís XIV. Os turistas podem, inclusive, ver a cela onde ele ficou preso por mais de 10 anos... tem coisas que a gente só descobre depois da viagem mesmo.... (sim, isso estava escrito no meu guia e eu não dei a menor atenção).





Voltamos para a "cidade nova" e vimos o sol se por láaa atrás da igreja...



E como não falar de Cannes sem falar do seu festival de cinema. Pra mim é o que vem na cabeça quando penso pensava na cidade. A verdade, verdadeira... O palácio dos festivais, o clima, as estrelas do cinema... deve ser o máximo quando o festival está ocorrendo (sempre no mês de maio).... mas num dia normal de verão... nada demais viu! Tapete vermelho tão sujo quanto meu pé estava!!!! Mas é legal ficar colocando as mãos na calçada da fama! (olha o tamanho da mão do Stallone)








Como tinha dito no início do post, eu estava me sentindo meio mal (toda melada de praia e calor) no meio daquela gente já se arrumando para a night, por isso tratei de ir pro hotel tomar e descansar. Me senti bem melhor na noite seguinte (passamos esse outro dia em Monaco e Menton) quando saímos pra jantar, na Rue d'Antibes. Já não me lembro mais o que pedimos exatamente, só sei que fiquei meio desapontada com o meu macarrão e que a comida do marido (como sempre!) estava bem mais apetitosa que a minha.



Depois ficamos dando mais uma voltinha pela orla e curtindo a última noite na Côte d'Azur e uma das últimas na França depois de 5 meses :( Com direito a uma super lua cheia (de novo!)









Na manhã seguinte ainda deu para pegar uma praia antes de despedir das férias. E que água cristalina!








Para saber onde ficar, transportes e roteiro leia também: Roteiro pela Côte d'Azur

Conheça outras cidades: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário