quinta-feira, 21 de março de 2013

Roteiro pela Côte d'Azur: Nice

Nice é a maior cidade da região (aliás, é quinta maior do país) e tem um aeroporto super movimentado. Eu adorei a cidade. Apesar de grande é super limpa, tem um mar azuuuul, tem muitos cafés, tem a parte antiga da cidade (Vieux Nice) com suas ruelinhas super charmosas... tem hotéis chiques na orla, mas tem casinhas coloridas na Vieux Nice. Aliás, a cidade foi italiana até 1860 e as fachadas da Cidade Velha são tipicamente italianas. Além disso, tem muitos museus (que eu não conheci, afinal, pra quê se enfiar em museu com aquele mar todo pra mim!) e algumas catedrais. Uma delas é a fantástica Catedral Ortodoxa Russa. Tem como não gostar????


segunda-feira, 18 de março de 2013

Roteiro pela Côte d'Azur


Pense num mar azul. Muito azul mesmo!!!! Pense em praias limpas de águas cristalinas. Essa é a Côte d'Azur. O destino mais procurado pelos franceses no verão. E foi pra lá que fui passar minhas férias de julho antes de voltar para o Brasil.


A "Costa Azul" é a costa da França que é banhada pelo incrivelmente azul Mar Mediterrâneo. E é linda! Muito mesmo! Eu já havia me encantado por Sète e dessa vez conheci Nice, Cannes, Monaco e Menton. Igualmente dignas de encanto. A oeste de Antibes, as praias são de areia. Mas se você for para o leste, encontrará praias de cascalho! Isso mesmo, de pedrinhas. De início eu achei meio desconfortável. Pisar naquelas pedrinhas exige um certo cuidado, deitar nelas então.... Por isso o pessoal deita na esteira. E tem também umas sapatilhas pra entrar na água. Mas sabe que depois até gostei de sair da praia sem parecer um bife à milanesa e de ficar sentada na beiradinha da água sem areia entrando no biquini (igual a moça da foto tá fazendo).


Aliás, quanto a sair limpa da praia tenho que comentar uma coisa sobre essas praias. Não sei se é assim em qualquer praia da França ou só nessa região, mas o fato é que as pessoas saem da praia como se não tivessem ido à praia. Aqui no Brasil a gente vai embora da praia de saída de praia, com os biquinis todos molhados por baixo, os homens sem camisa... Lá não. O povo sai da praia como se tivesse ido ao shopping. A mulherada troca a roupa lá na areia mesmo. Tira a parte de cima do biquini e põe o sutiã bege... tira a parte debaixo por baixo da toalha e põe a calcinha bege pra todo mundo ver! E saem sequinhas. E os homens vestem a camisa. Nada de rapazes desfilando sem camisa na orla. Trajes de banho só na areia (ou na pedra!) e no mar. Confesso que achei muito estranho e chata essa arrumação toda. Beeem mais prático enfiar o vestidinho por cima e ir embora, mas... se é assim que eles fazem, o jeito é se adaptar. 

Bom , lendo isso você me pergunta: Então quer dizer que eles fazem topless?! Sim, sim... novinhas, coroas e senhoras. Com a maior naturalidade. Chegam lá, tiram a parte de cima do biquini e pronto. Muitas colocam de voltam na hora de ir ao mar. O que eu achei mais curioso, é que o negócio é tão natural pra eles, que fica natural... E antes que perguntem, não, eu não fiz topless. 



Apesar de Nice ser a maior cidade da região que conheci, achei hotel com preço melhor em Cannes. Por isso ficamos uma noite e Nice e 2 noites em Cannes (pensando agora, não sei se compensou, mas enfim...). Em Nice ficamos no Comté de Nice e pagamos 72 euros a diária pra casal sem café da manhã. O hotel é bem limpinho e agradável. Apesar de não ficar bem pertinho da praia (2 km), a localização é boa e tem parada de tram bem pertinho. Se quiser dá pra ir andando. E dá pra ir andando também até a estação de trem. 

Em Cannes ficamos no L'Esterel e pagamos 64 euros a diária sem café da manhã. Quarto limpo e confortável, apesar de pequeno. O hotel é bem localizado, fica perto da praia e beeem pertinho da estação de trem. Dá pra ver a estação da janela. E deu pra ver também essas meninas jantando sem sapato... É cada coisa! (Os 2 hotéis foram reservados com 3 meses de antecedência. É bom se programar, pois é altíssima temporada)



As cidades da Côte d'Azur são bem próximas umas das outras e são muito bem servidas pelos trens. Tem uma linha de trem que faz a Côte d'Azur todinha parando em todas as cidadezinhas da costa. Dá pra ficar tranquilamente em uma cidade e conhecer as outras. Queria ter conhecido um montão, mas o tempo era curto. Chegamos em Nice já no fim da tarde. No dia seguinte conhecemos Nice e de tardinha fomos pra Cannes. No outro dia foi a vez de Monaco e Menton. E no último dia, que foi só uma manhã, ficamos na praia em Cannes.

Para se ter uma ideia do preço das passagens:
Nice - Cannes: 5,60 euros (33 minutos)
Cannes - Monaco: 9 euros (1 hora)
Monaco - Menton: 2,10 euros (10 minutos)
Menton - Cannes: 10 euros (1h10)

Esses são os preços da passagem sem desconto, mas em todas elas pagamos metade desse valor, por causa da carta de redução de trem. Os trens são frequentes e dá pra comprar na hora. Mas é bom dar uma conferida nos horários antes. Aliás, os trens vão lotados. Com o povo em pé mesmo. Essa estação bonitona aí é de Monaco.

Para maiores informações: http://www.voyages-sncf.com/#


O vídeo tá meio ruim, mas dá pra viajar um pouquinho...



Nos próximos posts, um pouquinho de cada cidade.

Conheça as cidades: 

domingo, 3 de março de 2013

Viagem para Sète


Continuando no esquema do fim de semana do "não sabemos bem o que vamos encontrar" chegamos na estação vindo de Béziers e encontramos isso!!!! É, essa aí é a vista que se tem quando se sai da estação de trem. Não podia ser mais agradável ne!!! Imagine uma cidade com casinhas coloridas, pontes sobre canais e uma costa banhada pelo Mar Mediterrâneo... Isso é Sète! Impossível não ser encantadora!!!!