sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Roteiro Itália 8 dias



Além da Argentina, minha pequena fez outra viagem ainda na barriga da mamãe. Fomos para a Itália a trabalho em junho, quando eu estava de 4 meses. A viagem foi um pouco mais cansativa que o normal, mas nada demais. Tomei alguns cuidados como usar meia de compressão no avião e fazer os trechos internos de trem (mais prático e menos cansativo que pegar avião toda hora). Além disso, mais uma vez peguei leve nos passeios e tentei me alimentar e hidratar bem. Nosso roteiro ficou assim:

Pavia - 3 noites 
Veneza - 1 noite
Florença - 3 noites
Milão - 1 noite

Comprei todas as passagens de trem pela internet e imprimi em casa, direto do site da Trenitalia. Eu tinha os preços certinhos que pagamos, mas estão em outro computador. Preferi comprar antes porque costuma sair mais barato do que comprar na hora.

DIA 1
Chegada em Pavia a noite. Foi só o tempo de comer alguma coisa e capotar na cama.

DIA 2
Dia de trabalho em Pavia  e passeio de leve nas horas vagas. A cidade é bem universitária e cheia de gente jovem. O mais gostoso era sentar cada hora em um café diferente e ver a vida passar na praça.

DIA 3
Mais trabalho em Pavia e mais um pouquinho de passeio pela cidade.

DIA 4
Partimos para Veneza por volta do meio-dia. O trem era até Milão (uns 20 minutinhos) e de lá até Veneza  Sta Lucia (2h35). A passagem varia entre 10-30 euros (ou mais!), dependendo da antecedência.

DIA 5
Voltinha por Veneza de manhã e partimos para Florença lá pelas 4 da tarde. A viagem leva 2 horas e custa entre 20-45 euros. O trem atrasou e chegamos esbaforidos no hotel (que não era bem hotel) mais de 20 horas. O dono já tinha embora, mas por sorte deixou um bilhete com o telefone dele pra ligarmos quando chegássemos. Mais sorte ainda foi meu chip ter funcionado normalmente, senão o jeito era pagar mais uma noite de hotel em outro lugar.

DIA 6
Passeio em Florença e fim do dia chuvoso, com direito a assistir jogo da Copa do Mundo no quarto com mil guloseimas.

DIA 7
Bate-volta até Pisa e Lucca.

DIA 8
Mais uma voltinha por Florença de manhã e seguimos para Milão. O trecho Florença-Milão de trem leva 1h40 e custa cerca de 20 euros. Deu pra passar a tarde em Milão e terminar a viagem jantando um belo risoto à milanese, antes de embarcar de volta, no dia seguinte.

Quanto tempo em cada lugar

Se pudesse ficaria mais tempo, claro! Mas a gente se vira com o que tem ne... Eu achei que essa divisão ficou boa, porque Veneza é encantadora, mas o bom é rodar pela cidade, não tem aquela coisa de ver mil lugares. Florença 3 dias é pouco, se você quiser entrar nos vários museus. Eu escolhi apenas um. Além disso, a Toscana tem muuuuitas cidades incríveis e dá pra passar uma boa temporada lá, pulando de canto e canto. A fama de Milão é não ter taaanta coisa turística, mas não vai ser perda de tempo se ficar por 2 dias. Sempre tem muita coisa interessante pra fazer.
E finalmente, só um comentário para quem estiver procurando um roteiro pela Itália e acabou esbarrando com esse post. Claro que você não vai colocar Pavia no roteiro ne... A cidade é bacana, simpática, eu cai de amores por ela (adoro cidade pequena, do tipo nada pra fazer!), mas dificilmente você vai querer ficar 3 dias em uma cidade assim ne... mas é só trocar por Roma que fica tudo certo. Aqui no blog tem posts de roteiro de 2 ou 3 dias em Roma. Uma opção é deixar Roma para depois de Florença e depois voltar direto pra Milão.

Onde ficar:

Pavia - Hotel Excelsior Pavia - 285 euros (3 noites)
Veneza - Ca' Pedrocchi - 87 euros (1 noite)
Florença - Residenza Le Rondini - 230 euros (3 noites)
Milão - Hotel Nuovo - 90 euros (1 noite)

Achei o preço dos hotéis um pouco salgados, principalmente porque eram todos muito simples (principalmente o de Veneza, que era meio estranho) e apenas o de Pavia tinha café da manhã. No entanto, todos muito bem localizados, porque a gente não queria gastar muito tempo (e energia) se deslocando. Se continuassem sendo mais em conta que o restante, ficaria em todos novamente sem problemas.


Em breve (espero!) coloco os posts da viagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário