quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O que fazer em Dresden

Depois de pegar um trem super lotado, confuso, cheio de gente de férias fazendo a maior bagunça (não parece, mas estamos na Alemanha) chegamos em Dresden. A viagem de Berlim até lá foi rápida (2 horas) e colocamos a cidade no nosso roteiro por ela estar estrategicamente no meio do caminho até Praga. Ficamos apenas uma noite, o que pra nós foi suficiente, já que ficamos apenas vendo as construções, comendo e bebendo. Mas o forte da cidade são seus museus, recheados de obras de arte. Pra quem quiser entrar em todos, sugiro 2 dias inteiros, pra poder fazer tudo com calma. Se você viaja no econômico mode on, garanto que bater perna pela cidade já vai encher seus olhos, seu cartão da máquina e suas memórias de belas imagens.

A parte turística de Dresden é bem concentrada e faz-se tudo a pé. Saindo do nosso hotel, passamos pela  rua Weisse Gasse, onde há várias opções de restaurante.






Como era hora do almoço, resolvemos comer alguma coisa, mas acabamos nos deparando com um Mc Donald's (sim, confesso!) na Altmarkt e comemos lá mesmo. É que às vezes dá uma preguiça de ficar olhando todas as opções dos lugares pra comer, tentando adivinhar qual a melhor relação custo-beneficio e depois tentando escolher a comida que pelo nome pareça mais apetitosa, que nos rendemos ao fast-food de vez em quando. Mas não sem uma história pra contar! Meu marido ficou fazendo o pedido enquanto eu pegava uma mesa. Ele voltou com nossas comidas e um copo de vidro da Coca-Cola. kkkkk Eu nem acreditei, mas ele disse: A mulher falou um monte de coisa em alemão... como eu ia saber!!!! kkkk Fiquei pensando que aquele copo TOTALMENTE INÚTIL teria custado uns vários euros (que tanto tentamos economizar!), mas depois descobri que estava incluído na opção de lanche que escolhemos! rsrsrsrs De um jeito ou de outro, o copo ficou pra trás! 



Seguimos para a Neumarkt, a praça mais movimentada de Dresden, onde fica o cartão postal da cidade, a Frauenkirche. A igreja ficou praticamente destruída depois da Segunda Guerra Mundial (assim como grande parte da cidade) e foi reinaugurada em 2005. Seu interior pode ser visitado gratuitamente, mas os horários variam de acordo com a programação de missas, casamentos etc. É bom dar uma conferida no site no dia que estiver na cidade, pois quando estivemos lá ela estava aberta durante apenas uma hora por dia. O interior é bem bonito.








Passamos em frente ao museu Albertinum.




Em frente ao Albertinum tem uma escadaria que dá para o Brülsche Terrasse, um "varandão" onde se tem uma vista linda do Rio Elba e de Dresden (se tiver calor, vai ver também um monte de gente se refrescando no rio, no maior estilo estou na praia!).









Seguindo por ali, chegamos à Schlossplatz, uma praça onde está o Residenzschloss, um palácio onde há coleções de arte e joias reais (Grünes Gewölbe).






Na lateral do Resindezschloss há um painel enorme, lindo, o Fürstenzug, com uma pintura que conta muitas histórias. O pátio em seu interior também é muito bonito, basta cruzar um dos arcos para chegar até ele.






Atrás do palácio, encontramos outra praça linda a Theaterplatz. De um lado a ópera de Dresden (Semperoper) e do outro o Zwinger.




O Zwiger é uma construção onde há um pátio enorme, rodeado de galerias onde estão diversos museus. O acesso ao pátio e ao terraço é gratuito.













Já tínhamos andado bastante, entra numa rua, sai na outra, percebe que está rodando em círculos, descobre que o pensou que era longe está bem ao lado, basta entrar na rua certa.... Então resolvemos atravessar a ponte para ver a vista do outro lado. Porque se todas aquelas coisas eram lindas de perto, com certeza dariam um belo conjunto de longe!




A gente bem tinha reparado no mundo de gente chegando para algum evento que estava acontecendo lá do outro, mas só de perto a gente quaaanta gente que era! Não deu outra, continuamos nessa margem em busca de um supermercado pra comprar as baratíssimas cervejas alemãs e nos juntar a eles! (A cidade é bem bonitinha desse lado também!)






Pegamos nossas cervejas temperatura ambiente (melhor nem pensar quantos graus, alto verão, super calor!), nossa comidinha e fomos nos sentar na grama com os locais. (Ai, ai... 3 cervejas + 2 queijos + presunto cru = 5 euros). Missão número 1: abrir a cerveja sem abridor. Missão número 2: abrir a cerveja com o isqueiro dos alemães, que na mão deles parece mesmo um abridor de garrafa. Conclusão: missão fail! Sorte que se ofereceram todas as vezes para abrir!





E a noite foi chegando, as luzes foram se acendendo e a vista ficou ainda mais incrível!





Na volta aproveitamos para tirar mais umas fotinhas noturnas. Ir embora para o hotel sempre é um sofrimento... #naoqueroqueacabenunca








Onde comer em Dresden: O centro histórico é cheio de praças com muitos restaurantes. A rua lateral da Frauenkirche é especialmente movimentada, de dia ou à noite. Nós comemos no Applaus. A comida estava boa e pagamos 35 euros por 2 cervejas e 2 pratos (um era bife de porco, batata, salada e manteiga de ervas e o outro bisteca com molho de cogumelo).


Onde ficar em Dresden: Ficamos em um hostel muito bacana. Quarto duplo com banheiro coletivo e café da manhã. Tudo muito limpo, decoração bonita e café da manhã muito bom. Pagamos 62 euros a diária. Chama-se Cityheberge e foi reservado pelo booking. Fica perto do centro histórico (uns 5 minutos a pé) e também dá pra ir a pé até a estação de trem (uns 10-15 minutos), mas se quiser tem tram que passa quase na porta. Super recomendado!

2 comentários:

  1. Ler seu blog é viajar junto com você: belas imagens, muita infomação e dicas quentíssimas - adoro o misto quente em Clermont - Beth Barra

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Estou montando meu roteiro para Dresden e o seu foi o melhor de todos!

    ResponderExcluir