segunda-feira, 28 de abril de 2014

As dicas de Barcelona da Karen

A Karen é uma amiga que fiz na faculdade. Apesar de termos seguido caminhos diferentes e sempre em cidades distantes, a internet sempre nos manteve bem próximas e, a cada viagem que fazemos (sempre separadamente! srsrsrs) compartilhamos nossas descobertas e desejo de conhecer outros lugares. Apesar de eu ter alguns posts sobre Barcelona, pedi para a Karen falar um pouquinho sobre sua viagem, pois cada um tem sempre uma visão particular das coisas! Segue então o texto que ela preparou!

PS: A Karen tem um blog de culinária que é uma delícia! Corre lá pra ver! http://eucomeriaisso.blogspot.com.br/


"Barcelona é apaixonante! Respira arquitetura - e não somente obras do famoso Gaudí. Visitar Barcelona é se perder numa beleza estonteante, onde cada detalhe chama a atenção. É fascinante andar a pé pela cidade, olhar para cima e admirar os prédios e belas construções. 
Voltei de uma viagem de 7 dias. Foi muito? Não! Foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos, passear com calma, comprar, conhecer a cultura. Valeu muito a pena. 


Tenho várias dicas legais para quem está planejando ir:


* Pesquise a estação do ano!

Fui no final de março. Escolhi essa época por causa do clima. Em março, não chove muito e faz um friozinho bom. Já li que o verão na Europa é bem quente e queria fugir disso (andar debaixo de sol quente eu já ando aqui no Brasil, tô fora!). Peguei uma temperatura de mais ou menos 10 graus. Em alguns lugares, ventava muito e a sensação era de mais frio. Só peguei chuva por um dia, uma garoa fina (e fria!).

Além da intenção de fugir do calor, o interessante de ter ido no início da primavera foi que algumas atrações passam a funcionar até mais tarde.

Outra coisa: janeiro e fevereiro faz frio de verdade, anoitece mais cedo e os pontos turísticos também. O legal mesmo é você pesquisar como é o clima de Barcelona para o mês que pretende ir e ver se está do seu gosto.



* Montar seu próprio "pacote" de viagem sai muito mais barato!

Quando eu viajava, sempre comprava pacote nas agências. Até que nessa última viagem, conversei com uns amigos e resolvi montar o meu próprio pacote. Descobri que fica muito mais barato fazer por conta própria. Para vocês terem uma ideia, economizei quase 4 mil reais apenas com a viagem para Barcelona.



* Compre sua passagem com Visa Platinum!

Não querendo fazer propaganda, mas pesquisando pela internet, descobri que quem compra passagem aérea com o cartão visa platinum ganha o seguro saúde, e se tiver dependentes, eles ganham também. Meu marido se informou no nosso banco e conseguimos o cartão, sem anuidade ou qualquer mensalidade. Aí depende de cada banco e de que tipo de cliente você é. Outra boa economia!

Pagando a passagem com esse cartão, basta depois entrar no site do Visa e imprimir o seguro saúde.



* Faça um roteiro de tudo que quer visitar!

Não só roteiro de pontos turísticos, mas de restaurantes, lojas, shoppings, etc. Para ir até Barcelona, pesquisei tudo e achei que foi a viagem mais proveitosa que já fiz. Só comi em bons lugares, pois eram todos recomendados por alguém. Não compre apenas um guia, faça um roteiro seu.

Além de escrever tudo, sugiro que consiga um mapa da cidade e marque onde está o seu hotel e onde estão os lugares que você quer ir. Isso eu acabei não fazendo porque nem pensei antes, mas fez falta lá na hora. Só arrumei um mapa no dia de chegada e por muitas vezes fiquei perdida, sem saber onde era o lugar tal que eu queria ir: dá para ir a pé? Ou preciso ir de metrô? E o pior é que muitas vezes o Google Maps mostra um endereço errado do lugar que a gente quer ir.



* Escolha um hotel no Eixample!

Eixample é o bairro mais "cara de Barcelona" que tem para ficar. É luxuoso, bonito, muito bem atendido pelo comércio e bem frequentado. A Passeig de Gràcia, a avenida das compras, fica nesse bairro, além da gigantesca loja El Corte Inglés - a gente se perde das compras. Andando um pouquinho pelo bairro, tem muitos lugares bons para comer também.



* Para sair do aeroporto, pegue o Aerobús!
Não é a forma mais econômica de sair do El Prat de Llobregat (ir de trem é mais barato), mas eu achei muito prático! Assim que você pega sua mala, basta seguir as placas de saída e descer uma escada rolante. Lá embaixo vai estar um Aerobús - se você desembarcou pelo terminal 1, vai pegar o Aerobús A1. Se for pelo terminal 2, pegará o Aerobús A2. Próximo do ônibus, há um totem que vende os tickets. Comprar ida e volta junto é mais barato! O ônibus é muito tranquilo, há espaço para colocar as malas dentro dele e o tempo de espera não excede 10 minutos (os horários e locais de parada você pode ver aqui:http://www.aerobusbcn.com/), sem contar que você não vai precisar subir aquelas escadarias do metrô com mala.

* A temida imigração espanhola!
Confesso que eu estava morrendo de medo da imigração espanhola por causa da fama de mandar os brasileiros para casa. Levei tudo organizado numa pasta: passagem de ida e volta, seguro saúde, reserva de hotel, comprovantes de pagamentos, passaporte, entradas de vários passeios, etc. 
Não cheguei a passar pela imigração na Espanha porque meu voo tinha escala em Portugal e a imigração aconteceu lá mesmo. Foi super tranquilo fazer a entrevista em português e tudo que o fiscal me perguntou foi o que ia fazer em Barcelona e se só ficaria naquela cidade mesmo.
Depois de pegar a conexão, já desci com o passaporte carimbado e não precisei passar novamente pela imigração. Se você puder escolher onde fará a conexão, fica a dica, rs.

* Sobre falar espanhol!
Em Barcelona, eles falam espanhol e catalão. Mas não se desespere se você não sabe falar nenhum dos dois, pois todos são muito simpáticos e compreensivos. Alguns lojistas até falaram comigo em inglês porque viram que eu não sabia quase nada de espanhol. Mesmo assim, acho interessante saber ao menos umas palavras básicas para que a educação seja recíproca - pelo menos você tentou falar na língua deles. 

* Áreas perigosas!
Apesar de ter lido que em Barcelona pequenos furtos estão acontecendo cada vez mais, não aconteceu nada comigo e nem vi acontecer com ninguém. É claro que tomei cuidado, não levava muito dinheiro, meu marido usou uma doleira (espécie de bolsa que se usa presa ao corpo, debaixo da camisa, para guardar dinheiro), e nos cuidávamos o tempo todo. Também evitamos andar de noite por áreas desertas (em Barcelona tem muitas ruas estreitas, escuras e desertas).

* Os espanhóis e seus costumes!
Os espanhóis são um pouco diferentes dos brasileiros. Para começar, acordam tarde. Os cafés começam a abrir depois das 7h. Almoçam por volta das 14h e os restaurantes abrem as 13:30 (exceto os que fazem parte de grandes redes, como o Mc Donald´s.). Depois do almoço, eles fazem a sesta e muitas lojas fecham e só reabrem por volta das 16:30. Depois disso, ficam abertas até as 20h, sendo as maiores até as 21:30. No domingo quase nada fica aberto, exceto os pontos turísticos e restaurantes.
Tive duas impressões que não gostei muito: os espanhóis fumam MUITO! Mas muito mesmo. Não há como andar pelas ruas sem inalar muita fumaça de cigarro. Outra coisa: os espanhóis (acho que os europeus no geral) tem o hábito de assoar o nariz fazendo aquela barulheira em qualquer lugar que estejam. Se você tem estômago fraco, não vai gostar nada de escutar aquele barulho de corneta molhada enquanto estiver comendo.


* Passeios em Barcelona:
Acho que aqui no blog da Carol já mostra tudo que há de bacana em Barcelona. Se eu fosse escolher, diria que o imperdível é a Sagrada Família. Foi a igreja mais bonita que já vi na vida, sem dúvida. O interior é maravilhoso - impressionantes jogos de luzes coloridas. O teto então nem se fala! A vista das torres também encanta - dá para ver quase toda a cidade. Vale a pena comprar o ingresso para subir nas torres. A subida é de elevador, mas a descida é viação canela mesmo. Prepare-se.



Outras duas atrações que gostei demais foram o Mercado de La Boqueria, nas Ramblas; e o Park Güell. 
Se você for ficar mais do que 3 dias, não deixe de visitar a Casa Milà (ou La Pedrera), muito interessante pelo seu terraço exótico; e a casa Batlló, ambas de Gaudí. O arquiteto também assinou várias outras obras na cidade, porém são menos famosas. 



Sobre museus: vale a pena visitar, mas se você estiver com tempo para isto. Eu comprei o Art Ticket (ingresso que dá direito a visitar 6 museus) e por isso visitei 5 deles. O mais bonito e interessante na minha opinião foi o Museu Nacional. O Museu Picasso também é bem legal. Os outros (Joan Miró, MACBA, CCCB e Antoni Tàpies) aconselho a visitar se tiver tempo.

Barcelona tem um lindo aquário, vale a pena a visita também. Assim você aproveita e conhece a praia, o porto e também o shopping Maremagnum, fica tudo bem pertinho.



O passeio que meu marido mais gostou foi quando reservamos o dia inteiro para conhecer a montanha Montjuic. Indo de metrô até o funicular de Montjuic (uma espécie de trenzinho), você chega ao teleférico que te leva até o castelo de Montjuic. No dia que fomos, estava ventando muito e o teleférico não abriu. Subimos até o castelo de ônibus. Depois de conhecer o castelo, você pode ir descendo a montanha a pé mesmo. Cada pedaço percorrido tem uma "atração" a ser vista. Muitos parques para crianças e trilhas. Após o castelo de Montjuic, o próximo que visitamos foi a Fundació Joan Miró. O museu é bem exótico e lá não se pode fotografar. Dentro do museu tem um restaurante muito bom. Ainda descendo a pé, a próxima parada foi o Complexo Olímpico - enorme e lindo! Caminhamos então para o Poble Espanyol - uma espécie de vila construída para imitar os moldes medievais. Sinceramente, achei o Poble meio bobo. O que tem de legal lá são as lojinhas que vendem azeites e queijos artesanais, mas nada que você não encontre na cidade. Além disso, você paga caro para entrar (11 euros se não me engano).
A última parada da montanha é o Museu Nacional. Belíssimo por fora e por dentro. Reserve pelo menos 2 horas para conhecer o museu todo. Lá dentro, as obras estão separadas por estilo de época (barroco, romantismo, etc.). 

Termine o passeio assistindo ao espetáculo da Fonte Mágica, um show de águas e música. Realmente lindo de se ver. Fique atento que os espetáculos acontecem em horários diferentes, dependendo da época do ano (veja aqui os horários. Ah! Depois de ver o espetáculo, você estará em frente a Plaça Espanya, tem metrô, shopping, tudo próximo para você decidir onde jantar.



* Compre seus ingressos antecipadamente!
Comprei todos os ingressos que podia pela internet, antecipadamente. Tem a desvantagem de você ter que pagar o IOF, já que a compra é realizada no cartão de crédito internacional. Mas tem a enooorme vantagem de não pegar fila nenhuma! Se você já tem os bilhetes, basta ir até o funcionário que tem aquela máquina que lê os códigos de barras e pronto! Passa na frente de todo mundo e não tem que se cansar em pé numa fila.
Algumas atrações permitem marcar até o dia e horário da sua visita.

* Dinheiro!
Eu tinha muitas dúvidas sobre quanto dinheiro levar, fui conversando com amigos que já haviam ido para a Europa e então fiz uma média. Depois da viagem, descobri que não adianta muito se basear nos outros. Você precisa descobrir que tipo de viajante você é: pretende fazer muitas compras? Faz questão de comer bem? Pretende ir em todos os pontos turísticos? Pensando nisso, dá para fazer uma média. 
Outra dica: prefira levar dinheiro em espécie. Agora cobram o IOF até mesmo sobre aquele cartão recarregável para viagens, o visa travel money. Não vale a pena comprar nada no cartão internacional pelo mesmo motivo, fica 6% mais caro. Leve um cartão apenas para emergências.

* Compras!
O Free Shop de qualquer aeroporto é mais barato do que as lojas na cidade. Como não tem imposto, vale a pena mesmo. Deixe para comprar maquiagens e perfumes quando estiver indo embora. 
Chocolates importados, vinhos e outras bebidas, assim como várias outras coisas de comer são mais baratas em supermercados!
Comprou algo que custava mais do que 91 euros? Antes de pagar, peça o tax free e seja parcialmente reembolsado (você vai receber o IVA de volta). Veja como funciona aqui: http://www.soldebarcelona.es/taxfree/ Não cheguei a usar, confesso que esqueci de pedir a nota com o tax free antes de pagar, é mole?! Mas fica a dica para quem for mais atento...!
Em Barcelona, os melhores lugares para comprar são a loja El Corte Inglès e a avenida Passeig de Gràcia, sem dúvida."

4 comentários:

  1. Carol Barra, #bacanademais você abrir o Misto Quente en Clermont para o roteiro da Karen - novos olhares, nivas informações - Beth Barra

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas!, obrigada por citar o Sol de Barcelona! Um abraço e vida longa para o blog!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! Vou para a Espanha em outubro! Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Bj, Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Barcelona é sensacional. Gostei mais do que Madrid. Respondendo à amiga acima, fechei seguro c/ www.touristcard.com.br Eles estão c/ uma promo para quem apresentar o código. Usa o meu: tourist15 Abç, Roy.

    ResponderExcluir