sábado, 15 de março de 2014

5 coisas que me deixam tensa em viagens

Hoje acordei pensando em com quanto tempo sair de casa para pegar um avião em São Paulo (estou a 290 km da capital) e também na pergunta que uma amiga me fez, sobre andar ou não o tempo com o passaporte em uma viagem para Barcelona. Conclusão: no fim estava pensando nas coisas que me deixam tensas na hora de viajar e fiz uma listinha.

1. Chegar até o aeroporto e garantir que vai dar pra pegar o avião
É o número 1 da lista meeesmo. Costumo ser extremamente preocupada com horários e quando vou viajar mais ainda (dizem por aí que puxei minha avó, que por sua vez puxou o pai dela). Questão genética ou não, o fato é que sempre morro de medo de não chegar a tempo. Pior (sou maluca mesmo!), fico com medo de chegar a tempo, mas apertado, e ter que fazer tudo correndo no aeroporto. Aí sempre planejo tudo com a maior antecedência possível. Pra ter uma ideia, uma vez acordei 2 horas atrasada, perdi o ônibus que iria pegar pra São Paulo e ainda assim cheguei 1 hora antes no aeroporto! Coisas de maluco, mas prefiro assim. Os aeroportos do Brasil são uma caixinha, mas os lá de fora são enooormes! Sempre acho que vou ficar perdida e preciso de tempo pra me "desperder"! rsrsrs

2. Garantir que as malas despachadas chegaram em segurança
Essa parte também é tensa, principalmente nos voos internacionais. Quando fui pra França a primeira vez, ficava só pensando o que faria em 5 meses se minhas malas não chegassem. Pior, além de roupas, estavam os compostos químicos que eu iria usar no doutorado sanduíche. O que eu faria sem eles? Mas deu tudo certo! Infelizmente, voando de Paris para Lisboa, dei bobeira, esqueci o cadeado e fiquei sem uma caixinha de joias e bijous (não sabia? veja aqui). Aí fiquei mais paranoica com isso ainda! Fico que não relaxo até desfazer a mala e ver que está tudo ali dentro.

3. Pegar táxi
Odeio!!!!!!!!!! Que me perdoem os taxistas honestos, mas todos os que peguei em viagens eram pilantras. Depois vou fazer um post sobre isso. Se puder andar ou pegar ônibus e metrô prefiro mil vezes! O que não falta na internet são recomendações sobre a pilantragem dos taxistas pra cima dos turistas em todo lugar do mundo!

4. Carregar dinheiro e documentos ou deixá-los no hotel
E se eu perder todo meu dinheiro e passaporte? Nem gosto de pensar! Pra começar, na minha última viagem, fiquei 20 dias na Europa e levei daqui só metade do que eu pretendia gastar. O resto eu saquei direto no caixa eletrônico com o cartão daqui mesmo (o IOF era menor ainda). Durante a viagem, eu pegava um pouco mais do que pretendia gastar no dia e como documento levava comigo a carteira de motorista. O resto do dinheiro eu deixava com o passaporte, fechados com cadeado na mala, no quarto do hotel. Mas eu não costumo ficar em hostel, então o trânsito de pessoas no quarto é pequeno. Quando eu deixava a mala fora do quarto (se já tivesse vencido o check-out) eu carregava tudo comigo. Quanto a isso nunca tive problemas.

5. Resolver  o restaurante (e o pedido) na hora de comer
Todo pão-duro (ou só duro mesmo!) que se preze quer achar o melhor e mais barato lugar pra comer. Quer ter o maior custo-benefício possível. Eis que na hora de comer ocorrem 2 coisas: ou você está no lugar onde as coisas acontecem e vai ter mil opções de restaurante e você não saberá em qual comer ou está no lugar onde nada acontece, tem um restaurante e você acaba comendo por ali mesmo. É sempre um desafio. E se escolher um restaurante ruim. E se meu prato for horrível. Só vou comer nessa cidade uma vez na vida e vou fazer uma péssima escolha?! rsrsrs Eu sempre acho que quanto maior a cidade, mais difícil de resolver, porque as coisas ficam mais espalhadas. Tenho uma dificuldade de comer em Paris.... tanto que na maioria das vezes que fui lá fiquei nos sanduíches e coisas de supermercado! Heresia né?! rsrsrs


Ainda tem uma outra coisinha que sempre fazia eu brigar com meu marido... rsrsrs Chegar na cidade e sair pela primeira vez da estação de metrô. No mapa tudo parece fácil... Mas na vida real... Não se sabe se vai pra direita, esquerda... em qual saída da estação sair... rsrsrs Mas faz parte!!!! E se na hora a gente estressa, depois tudo vira história pra contar.

Um comentário:

  1. Tô me cagando por causa do #2.
    Também fico tensa com um monte de coisas. Sou uma pilha, rs!
    Bjs

    ResponderExcluir